RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Hemonúcleo faz campanha para incentivar a doação de sangue

No dia do Dia do Doador Voluntário de Sangue, unidade de saúde realiza ação social e café da manhã aos doadores

Por Tatiane Simon
21/11/2017 • 07h02
Compartilhar

O Dia do Doador Voluntário de Sangue será lembrado em todo o país na próxima sexta-feira (24) e para celebrar a data, o Hemonúcleo de Três Lagoas promove uma campanha com o objetivo de incentivar as doações e homenagear quem já doou, das 7h às 15h no prédio do Hemonúcleo.

A data comemorativa é uma homenagem especial aos doadores voluntários de sangue, cadastrados na unidade de saúde, e a todos aqueles que têm por hábito doar sangue, como explicou a coordenadora da unidade de Hemoterapia da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Jaqueline Amália Robali.

A programação inclui café da manhã especial e ações sociais voltadas para a saúde dos doadores de sangue, como aferição de pressão arterial, medição de peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e cadastro de novos doadores.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Déficit

De acordo com a coordenadora, o Hemonúcleo sempre necessita de novos doadores voluntários de sangue. “Apesar de termos um bom número de cadastrados, cerca de 15 mil, conseguimos apenas manter a média de 250 bolsas de sangue coletadas por mês”, informou.

Segundo ela, as tipagens sanguíneas negativas são as mais necessitadas pela unidade de saúde, que além de atender a pacientes do município também é responsável por atender outros seis municípios: Selvíria, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Inocência.

Requisitos que afastam

Outro ponto que a coordenadora destaca é, que, apesar da recorrente necessidade, aproximadamente 30 pessoas, em média, vão à unidade interessadas no cadastramento e na doação sanguínea, mas são impedidas por não conseguir atender a algum requisito.

“Em média, 300 pessoas circulam pelo Hemonúcleo interessadas em doar sangue, mas um terço delas acaba descobrindo no processo de triagem que não podem ou que naquele dia não estão em condições adequadas para a doação. Por exemplo, uma pessoa que é anêmica pode doar, vai depender do resultado de hemoglobina que apresentar no teste de triagem”, explica Jaqueline.

Arte: Danielle Leduc

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas