RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Hemonúcleo realiza, hoje, campanha de doação de sangue

O estoque está abaixo da média e a situação mais crítica é para os tipos sanguíneos com RH negativo

Por Redação
20/12/2012 • 08h25
Compartilhar

Profissionais do Hemonúcleo de Três Lagoas promovem, hoje, das 19h às 21h30, uma campanha de doação de sangue. A ação será realizada no prédio do órgão, localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520 – no bairro Colinos. De acordo com a enfermeira, Cristiane Menegueti Alves, não há uma expectativa quanto ao número de bolsas a serem coletadas, mas frisou que quanto “mais” melhor, já que o estoque está abaixo da média. “A situação mais crítica é para os tipos sanguíneos com RH negativo”, disse.

Segundo a enfermeira, para doar sangue é simples, porém, são necessários alguns requisitos como não estar gripado ou com outra infecção; estar descansado e alimentado; ter entre 18 e 67 anos (adolescentes de 16 e 17 anos, podem ser aceitos com autorização do responsável legal); pesar mais de 50 Kg.
 
Entretanto, a gerente administrativa, Berenice da Silva, não esperou pela campanha. Ela doou sangue na manhã de ontem, a pedido de uma amiga que vai passar por procedimentos cirúrgicos. “Esta foi a primeira vez que doei, mas gostei da experiência e pretendo me tornar uma doadora assídua”, disse.
 
Dados
O Hemonúcleo tem cerca de oito mil pessoas cadastradas. Mas, de acordo com Cristiane, a maior parte doa uma única vez. Assim, a média de doadores que passam diariamente pelo local é de 15 a 20 pessoas, segundo dados da instituição. Mas, de acordo com Cristiane, neste período de fim de ano as doações caem e chegam a oito coletas por dia. Ela conta também que o ideal para o núcleo é coletar cerca de 300 a 400 bolsas por mês, mas a realidade de Três Lagoas é inferior a esse dado, quando chega à média de 200 ao mês.
 
Parceria 
O Hemonúcleo, segundo Cristiane, está aberto para firmar parceria com empresas, ou seja, montar horário especial para atender a dezenas de trabalhadores. Os interessados devem procurar a diretoria da instituição.
 
Entretanto, no artigo 473 da CLT, esta prevista a ausência do funcionário para doação de sangue. Para abonar a falta do funcionário, é necessário o atestado mais o comprovante da doação.
 
Endereço
O Hemonúcleo está localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520. O horário de funcionamento é das 7h às 12h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas