RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Hemonúcleo realiza mutirão para doação de sangue

Hemonúcleo de Três Lagoas vai receber hoje pela manhã 30 professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Por Arquivo JP/Danilo Fiuza
09/08/2012 • 08h30
Compartilhar

 O Hemonúcleo de Três Lagoas vai receber hoje pela manhã 30 professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Eles vão doar sangue e fazer o cadastro de doação de medula óssea. Segundo a responsável pelo setor de medula óssea do Hemonúcleo, Vânia Narras, a inciativa faz parte das ações sociais desenvolvidas pelos professores que estão em greve há pouco mais de dois meses. “É sempre bom recebermos voluntários, até porque as doações são sempre bem-vindas e necessárias”, disse.

Mesmo sem precisar números, Vânia destacou que atualmente o banco de sangue do município possui uma quantidade satisfatória de bolsas, pois as empresas têm aderido a esses tipos de ação e encaminhado os funcionários para contribuir com a unidade. “No último sábado, profissionais de uma multinacional do município vieram doar sangue e fazer o cadastro de medula”, contou.

Vânia chamou a atenção das empresas privadas e setores públicos do município para que incentivem os trabalhadores a aderir ao mutirão. “Se for necessário, podemos adaptar um horário que atenda a todos”, explicou. Os interessados em agendar um horário devem entrar em contato com o Hemonúcleo, por meio do número de telefone 3522-7959.

DOAÇÃO DE MEDULA

Conforme Vânia, a doação de medula óssea só ocorre se houver compatibilidade com um dos pacientes. No Hemonúcleo, o candidato vai apenas preencher uma ficha que será vinculada no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O próprio órgão vai entrar em contato com o doador, caso seja encontrado um paciente compatível. “Todo o procedimento de doação é feito pelo Redome. Não ficamos sabendo de onde são os pacientes. Servimos apenas como mediadores”, explicou. Vânia destacou que o procedimento de doação é simples e não é doloroso. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas