RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Hemosul da capital inicia analise de testes e deve reduzir fila de 238 moradores de Três Lagoas

Órgão irá auxiliar com serviço de análise das amostras, mas não sem fazer coleta

Por Tatiane Simon
09/07/2020 • 08h20
Compartilhar

Um acordo de cooperação entre o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e o Hemosul de Campo Grande (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) possibilitará maior agilidade na entrega dos resultados dos exames de coronavírus. Desde esta quarta-feira (8), o Hemosul faz a testagem laboratorial diária de 200 exames. O serviço deve beneficiar diretamente os 238 moradores de Três Lagoas que fizeram a coleta e ainda aguardam pelos resultados laboratoriais.

É importante ressaltar que o Hemosul não fará a coleta dentro da instituição. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa da Hemosul vai auxiliar o Estado para otimizar a entrega de resultados e assim proporcionar uma melhor compreensão da atual realidade da doença em Mato Grosso do Sul. “Com esse apoio da Hemosul, de segunda a segunda, poderemos ter um mapa cada vez mais real da pandemia e assim acelerar a tomada de decisões”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, atualmente o Lacen tem 2.547 amostras em análise. Em todo o Estado já são 10.687 casos confirmados e 128 óbitos. Três Lagoas contabiliza 341 confirmações e sete óbitos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a coordenadora Marli Vavas, a união de forças ajudará na detecção. “O Hemosul não fará coletas, receberá as amostras dos locais autorizados e fará a testagem. Essa parceria entre o Hemosul e o Lacen existe há anos. Já suprimos um ao outro as necessidades e neste momento da pandemia iremos contribuir para otimizar a capacidade de resultados para o teste de Covid-19”, afirma.

O Hemosul possui equipamentos específicos para essa testagem cedidos pelo Ministério da Saúde e também recebeu a doação dos reagentes para doação destes testes.

Diante da importância da iniciativa, o Hemosul faz dois alertas à população: o primeiro é para que não se dirija à unidade para realização dos testes de diagnóstico da doença, uma vez que a unidade não fará coletas, e a segunda é que os trabalhos relacionados à doação de sangue serão mantidos, ainda mais diante do baixo estoque, principalmente referente aos tipos O positivo e O negativo.

As amostras da Covid-19 são encaminhadas com total segurança ao laboratório e o doador não terá nenhum contato ou risco de contágio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas