Rádios On-line
DOADOR DE SANGUE

Hemosul promove homenagem a doadores em data comemorativa

'Dia Mundial do Doador de Sangue' é celebrado no dia 14 de junho

16 JUN 2021 - 17h:30Por Daiana Oliveira

Aproveitando a celebração junina, com todas as medidas de biossegurança, doadores de sangue receberam uma singela homenagem no dia 14 de junho, no Hemosul de Três Lagoas, em comemoração do 'Dia Mundial do Doador de Sangue'.

Atualmente, o Hemosul conta com um cadastro de 16 mil doadores, mas, o núcleo recebe somente entre 250 a 300 doações mensais. Vale lembrar que as mulheres, podem realizar até três doações num período de 12 meses, e os homens, até quatro doações, no mesmo período.

Segundo a coordenadora do Hemosul, Karine Barros, a necessidade maior de doações é para sangue do tipo fator RH negativo, mas ela reforça que todos os tipos de sangue são bem-vindos.

Dados do Ministério da Saúde mostram que uma doação pode salvar até quatro vidas e, a cada mil brasileiros, apenas 16 são adeptos da doação de sangue.

Vale lembrar das orientações quanto ao tempo respeitado para doação, para quem recebeu algum tipo vacina da Influenza ou da Covid-19. Para quem recebeu a vacina contra a gripe H1N1 a orientação é que aguarde espere 48 horas para fazer a doação de sangue. O mesmo prazo de 48 horas é indicado para quem recebeu a vacina contra o novo coronavírus, no caso da fabricante Coronavac. Já para quem foi imunizado contra a covid, com a vacina AstraZeneca ou Pfizer, é necessário aguardar sete dias após a aplicação, para doar sangue.

Deixe seu Comentário