RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

HIV contamina 9 pessoas por mês em Três Lagoas

Campanha Dezembro Vermelho tem foco em jovens no combate ao vírus da Aids

Por Tatiane Simon
08/12/2019 • 07h00
Compartilhar

Nove moradores são diagnosticados com HIV a cada mês em Três Lagoas. O dado é do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Aids (IST-HIV/Aids). O saldo, de janeiro até o momento, é de 109 novos casos. Em  2018, foram contabilizados 111 ocorrências da doença. Noventa e um no ano anterior e 76 em 2016.

Dos 109 novos casos confirmados neste ano, em Três Lagoas, 71 foram em homens. A maioria deles com idade entre 21 e 41 anos. Mulheres nesta faixa etária também lideram. 

A incidência entre os garotos de 16 a 20 anos também é assustadora:  7 ocorrências entre os adolescentes. De acordo com avaliação do coordenador do programa, Farildo de Oliveira, os jovens têm o conhecimento e o acesso à informação sobre os métodos contraceptivos, mas não têm a prática do sexo seguro. “Por preconceito ou ‘rótulos’ culturais acabam não utilizando o preservativo”, considera.

COMBATE
A campanha “Dezembro Vermelho”, neste ano, mira em jovens devido à falta de conscientização sexual e o alto índice de jovens infectados com HIV  no município. O programa objetiva, a partir do ano que vem, realizar um mutirão de atendimento no centro da cidade uma vez por mês até às 21h. “Para atender os trabalhadores no contra turno deles”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas