Rádios On-line
NOVIDADES

Honda Twister 2019 tem investimento em segurança, com freios relacionados

Novo modelo possui sistema integrado de acionamento de segurança, para casos de emergência, aprovado por especialista

22 SET 2018 - 09h:23Por Valdecir Cremon

A Honda CB Twister da linha 2019 que já chegou às lojas de todo o país, tem novidades no quesito segurança em relação aos anteriores, com a adoção de freios combinados, do sistema CBS, que fez uma relação direta entre dianteiro e traseiro. Especialistas em duas rodas apontam o sistema como a principal novidade do motociclismo urbano nos últimos anos.

Toda vez que o pedal do freio de trás é acionado, aciona também o da frente – mesmo sem o motociclista acionar o manete, como explica Hamilton Lots Begane, consultor em mecânica de motos.

Disse ele à imprensa especializada paulista, nesta semana, que, na prática, há uma “sensível melhora” no equilíbrio da moto em frenagens de emergência. Na nova Twister, os discos são de 270 mm na frente e 220 mm atrás. Há, também, um terceiro êmbolo do freio dianteiro, conectado ao acionamento do traseiro e, ao mesmo tempo, dependente de acionamento. Apesar das alterações e avanços de tecnologia, a Honda não alterou preços dos modelos que envia aos revendedores.

Outra novidade do modelo é o uso de lâmpadas de LED em setas - até agora, as luminárias eram usadas apenas em lanternas.

Também há mudanças no grafismo do painel e nas cores. O fundo preto do marcador de informações mantém os contornos em branco, mas com reforço de brilho para facilitar a visualização à noite. O modelo também ganhou uma versão na cor laranja, semelhante à adotada na CB 500 F e CB 650 F

MOTOR
O motor de 249,5 cm3 flexível rende até 22,6 cv e 2,28 mkgf. O câmbio de seis marchas tem escalonamento próprio para rotas urbanas, com terceira e quarta marchas forjadas para retomada de velocidade. Sua velocidade máxima está próxima dos 120 km/h. (Com informações da Honda)

Deixe seu Comentário