RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Hospital faz evento para 'dia do rim', neste sábado

Médicos e enfermeiros darão atendimento e orientação a pacientes, na praça senador Ramez Tebet

Por Valdecir Cremon
16/03/2019 • 11h27
Compartilhar

O Hospital Auxiliadora realiza, neste sábado (16), um evento social de alerta para as doenças renais, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 14 de março. Médicos e enfermeiros darão atendimento e orientação a pacientes, na praça senador Ramez Tebet, das 8h às 12 horas.

O nefrologista Renato Pontelli disse que a finalidade é orientar sobre cuidados com os órgãos que filtram o sangue para eliminar impurezas. "É preciso ter alimentação saudável e sempre ingerir líquidos", disse.

O Ministério da Saúde alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e afirma que a doença renal é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo. No Brasil, o envelhecimento populacional aliado a doenças como hipertensão e a diabetes, se apresentam como importantes fatores de risco.

De acordo com o estudo Saúde Brasil, divulgado em 2018 pelo ministério, as pessoas em diálise, entre 65 e 74 anos, apresentaram, em 2017, a maior taxa de realização de terapia substitutiva por 100 mil da população (782), em relação às demais faixas etárias. A maioria foi de homens com taxa de crescimento anual de 2,2% e, de 2% para mulheres. A raça/cor predominante é a branca (39,6%), amarela (1,2%), indígena (0,1%), parda (36,1%) e preta (11,4%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas