Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8094
PMTL CIDADE EM OBRAS
SAúDE

Idosos de Três Lagoas recebem atendimento odontológico por iniciativa de dentista

Atendimento foi intensificado no Instituto de Longa Permanência para Idosos “Eurípedes Barsanulpho”

16 ABR 2018 - 14h:26Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceira com o Instituto de Longa Permanência de Idosos “Eurípedes Barsanulpho”, popularmente conhecido como “Lar dos Velhos”, mantido pelo Grupo de Fraternidade Espírita “José Xavier”, realiza ações para garantir que os idosos tenham a saúde bucal como prioridade e recebam os cuidados necessários que ajude na prevenção de infecções.

As ações iniciaram em abril de 2017, quando o cirurgião dentista, Ramez Hassan Mahmoud, da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Interlagos atendeu ao convite de visitar o Instituto.

Na primeira visita, Ramez logo constatou que a maioria dos idosos possuía uma condição de saúde odontológica muito precária. Até então, eles possuíam apenas assistência médica, mas não odontológica e a situação era preocupante.

INCENTIVO

Em um encontro da secretaria de saúde com o cirurgião dentista Ramez Mahmoud, na manhã de sexta-feira (13), ele citou as pessoas que o apoiaram, incentivaram e até trabalharam juntos como parceiros.

Segundo Ramez, logo que relatou a situação de saúde bucal em que se encontravam os idosos, teve várias parcerias. “Tive o apoio da secretária Angelina Zuque e o incentivo da coordenadora de Saúde Bucal, doutora Acácia Gimenez, assim como da diretoria do Instituto Eurípedes Barsanulpho”, contou.

Como reconheceu o cirurgião dentista da ESF Interlagos, “conseguimos resultados excelentes, que estão melhorando a saúde bucal dessas pessoas idosas, graças esse apoio e incentivo e à parceria de participação ativa da técnica de prótese, Jamel Amado, e também do cirurgião dentista, que muito nos ajudou, a doutora Marta Mustafá, lotada na unidade Santa Luzia”.

Desde o início dos trabalhos junto aos idosos do Instituto de Longa Permanência, foram atendidas 31 pessoas, que passaram por procedimentos de extrações dentárias, tratamentos periodontais, restaurações e também orientações de cuidados de higiene aos cuidadores de idosos.

EQUIPAMENTOS

Nesse trabalho, o cirurgião tomou conhecimento que a Prefeitura de Três Lagoas possuía dois equipamentos odontológicos portáteis, adquiridos na gestão passada comentou. “Atendendo à nossa requisição, a SMS, por meio da Coordenação de Saúde Bucal disponibilizou esse equipamento portátil, que muito nos tem ajudado no atendimento odontológico de pacientes com dificuldades de locomoção, doentes crônicos e acamados”, explicou o dentista.

O principal de tudo isso, como ressaltou o cirurgião dentista da ESF Interlagos, é principalmente oferecer alívio do sofrimento causado pela condição precária de saúde bucal. “Se for possível e esse é também o nosso propósito, queremos também fornecer a reabilitação através de próteses totais ais são desdentados totais, devolvendo a capacidade mínima mastigatória para que possam alimentar-se adequadamente e melhorem a saúde como um todo”, completou o dentista.

O enfermeiro Janu Moreira, prestador de serviços aos idosos do Instituto Eurípedes Barsanulpho, também elogiou a iniciativa e o trabalho do dentista Ramez.

Teve “melhoras significativas” que refletiram até no bom humor dos idosos, que “não reclamam mais após as extrações”, contou o enfermeiro. 

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7201