Rádios On-line
7930
SAúDE

Idosos de Três Lagoas recebem atendimento odontológico por iniciativa de dentista

Atendimento foi intensificado no Instituto de Longa Permanência para Idosos “Eurípedes Barsanulpho”

16 ABR 2018 - 14h:26Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceira com o Instituto de Longa Permanência de Idosos “Eurípedes Barsanulpho”, popularmente conhecido como “Lar dos Velhos”, mantido pelo Grupo de Fraternidade Espírita “José Xavier”, realiza ações para garantir que os idosos tenham a saúde bucal como prioridade e recebam os cuidados necessários que ajude na prevenção de infecções.

As ações iniciaram em abril de 2017, quando o cirurgião dentista, Ramez Hassan Mahmoud, da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Interlagos atendeu ao convite de visitar o Instituto.

Na primeira visita, Ramez logo constatou que a maioria dos idosos possuía uma condição de saúde odontológica muito precária. Até então, eles possuíam apenas assistência médica, mas não odontológica e a situação era preocupante.

INCENTIVO

Em um encontro da secretaria de saúde com o cirurgião dentista Ramez Mahmoud, na manhã de sexta-feira (13), ele citou as pessoas que o apoiaram, incentivaram e até trabalharam juntos como parceiros.

Segundo Ramez, logo que relatou a situação de saúde bucal em que se encontravam os idosos, teve várias parcerias. “Tive o apoio da secretária Angelina Zuque e o incentivo da coordenadora de Saúde Bucal, doutora Acácia Gimenez, assim como da diretoria do Instituto Eurípedes Barsanulpho”, contou.

Como reconheceu o cirurgião dentista da ESF Interlagos, “conseguimos resultados excelentes, que estão melhorando a saúde bucal dessas pessoas idosas, graças esse apoio e incentivo e à parceria de participação ativa da técnica de prótese, Jamel Amado, e também do cirurgião dentista, que muito nos ajudou, a doutora Marta Mustafá, lotada na unidade Santa Luzia”.

Desde o início dos trabalhos junto aos idosos do Instituto de Longa Permanência, foram atendidas 31 pessoas, que passaram por procedimentos de extrações dentárias, tratamentos periodontais, restaurações e também orientações de cuidados de higiene aos cuidadores de idosos.

EQUIPAMENTOS

Nesse trabalho, o cirurgião tomou conhecimento que a Prefeitura de Três Lagoas possuía dois equipamentos odontológicos portáteis, adquiridos na gestão passada comentou. “Atendendo à nossa requisição, a SMS, por meio da Coordenação de Saúde Bucal disponibilizou esse equipamento portátil, que muito nos tem ajudado no atendimento odontológico de pacientes com dificuldades de locomoção, doentes crônicos e acamados”, explicou o dentista.

O principal de tudo isso, como ressaltou o cirurgião dentista da ESF Interlagos, é principalmente oferecer alívio do sofrimento causado pela condição precária de saúde bucal. “Se for possível e esse é também o nosso propósito, queremos também fornecer a reabilitação através de próteses totais ais são desdentados totais, devolvendo a capacidade mínima mastigatória para que possam alimentar-se adequadamente e melhorem a saúde como um todo”, completou o dentista.

O enfermeiro Janu Moreira, prestador de serviços aos idosos do Instituto Eurípedes Barsanulpho, também elogiou a iniciativa e o trabalho do dentista Ramez.

Teve “melhoras significativas” que refletiram até no bom humor dos idosos, que “não reclamam mais após as extrações”, contou o enfermeiro. 

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
BAND
7300