RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Idosos, professores e profissionais de saúde de Três Lagoas podem tomar vacina contra gripe

Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 10 e dia “D” será em maio

Por Tatiane Simon
22/04/2019 • 10h45
Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa nesta segunda-feira (22) em Três Lagoas. A primeira fase, que teve início no dia 10, vacinou crianças e gestantes. A partir de agora,  o Ministério da Saúde abre para o restante do público-alvo. A expectativa é que mais de 27 mil moradores recebam doses da vacina, segundo o Setor de Imunização ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

A partir desta segunda, também podem receber a vacina, além das crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos e gestantes, os trabalhadores da Saúde (3.153); professores (1.190); idosos (10.406); gestantes (1.427); doentes crônicos (5.042); população índigena (107) e puérperas (237).

As doses da Vacina Trivalente, ou seja, que possui os dois tipos da Gripe Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Gripe Influenza B, estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde a partir desta semana.

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia “D” de mobilização nacional será no dia 4 de maio.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o fim de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados: 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

(Informações Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas