RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

IFMS está com inscrições abertas para projetos de negócios em Três Lagoas

Inscrições para incubadora vão até dia 16 de abril em sete campi do instituto

Por Tatiane Simon
03/04/2018 • 11h10
Compartilhar

Projetos de negócios para pré-incubação na Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem ser inscritos até 16 de abril. São ofertadas até 30 bolsas para estudantes dos campi de Três Lagoas, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí e Nova Andradina.

O estudante selecionado poderá receber durante o período de pré-incubação, que dura seis meses, a Bolsa Fomento ao Empreendedorismo Inovador, no valor de R$ 100 mensais.

A concessão do benefício visa apoiar os estudantes no custeio das despesas com as capacitações previstas para o período, devendo ser utilizado por todos os integrantes da equipe.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Será realizada durante a pré-incubação, e prevê atividades como a elaboração do business model canvas (modelo de negócios), lean canvas (baseado no modelo de negócios), plano de negócios, apresentação final do negócio por meio de um pitch em evento presencial e o envio de outro gravado.

Como participar

Para participar, o estudante deve, inicialmente, gravar um vídeo de apresentação do projeto (pitch) e fazer o upload do material na internet.

Em seguida, é necessário preencher o formulário de inscrição online, inserindo nele o link do vídeo. Ao final, o candidato deverá enviar o comprovante de matrícula digitalizado para a Coordenação Geral da TecnoIF no e-mail [email protected].

A submissão do projeto pode feita por equipes formadas por até três estudantes, sendo que um deles ficará responsável pelo recebimento da bolsa.

Os projetos submetidos deverão, preferencialmente, estar concentrados nos cursos ofertados nos campi, podendo haver interação entre os cursos relacionados ao projeto.

O edital com as normas do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Avaliação

Será feita em duas etapas. Na primeira, os inscritos deverão participar de um treinamento que abordará o sistema de incubação da TecnoIF e a elaboração de apresentações no formato pitch, ferramenta usada pelos empreendedores para expor a ideia de forma sucinta, objetiva e clara.

Após o treinamento, o proponente deverá realizar uma apresentação presencial e outra gravada em vídeo para uma banca multidisciplinar de avaliação.

As apresentações, tanto a gravada quanto a presencial, deverão ter duração máxima de cinco minutos, sendo que a banca terá até dez minutos para fazer perguntas aos estudantes.

A avaliação observará critérios como o caráter inovador da proposta, potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio com a demanda regional, possibilidade de viabilização/implantação e o perfil empreendedor do candidato.

A nota final será obtida por meio da média entre as obtidas nos critérios de avaliação e no vídeo, sendo desclassificado o candidato que receber nota final menor que sete.

As etapas do processo seletivo ficarão a cargo das Unidades TecnoIF e serão organizadas pela equipe de gestão local da incubadora.

A previsão é que o resultado provisório seja divulgado no dia 7 de maio. 

TecnoIF

Tem o objetivo de facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.

A Incubadora busca fomentar o empreendedorismo inovador nos estudantes, promovendo o desenvolvimento de projetos ou ideias de negócios em empresas inovadoras

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas