RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Incidência de Hanseníase em Três Lagoas é alta e prevenção à doença é lembrada domingo

Três Lagoas está acima dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde

Por Tatiane Simon
25/01/2019 • 12h00
Compartilhar

Vinte moradores de Três Lagoas estão em tratamento de Hanseníase através do Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente. A doença é lembrada ao longo de todo o mês de janeiro com a campanha #JaneiroRoxo e neste sábado o país inteiro se mobiliza com o  Mundial de Combate à Hanseníase. Em Três Lagoas não haverá nenhuma ação específica neste domingo (27), pois, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a doença é lembrada em dezembro durante as ações de prevenção ao câncer de pele que ocorrem no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

De acordo com a coordenação de saúde, Três Lagoas está acima dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde, que define uma média de 10 a 19,99% a cada 100 mil habitantes. Com12,5%, o município está com indicador alto, mas se empenha em identificar e tratar novos casos.

Para isso, a recomendação é atenção redobrada dos três-lagoenses quanto aos primeiros sinais da doença. "É necessário que a pessoa que apresentar os sintomas da hanseníase procure o mais rápido possível a unidade de saúde de sua região para identificar a doença e ser encaminhado ao setor especializado. A hanseníase tem cura!", ressalta a secretária, Angelina Zuque.

A DOENÇA
É uma doença infectocontagiosa e atinge os nervos periféricos e pele, podendo também acometer outros órgãos. Transmitida pelo bacilo "Mycobacterium leprae", através de espirro, secreção nasal e tosse e de quem não está em tratamento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas