RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Incidência de raios ultravioleta atinge nível extremo neste Verão em Três Lagoas

Radiação solar atingem nível 13, considerado extremo e temperatura já alcança 41ºC, segundo instituto meteorológico

Por Tatiane Simon
21/01/2019 • 08h00
Compartilhar

Os raios ultravioleta (UV) chegam a índices altíssimos e prejudiciais à pele em dias de Sol. Segundo boletim informativo de Vigilância da Qualidade do Ar de 2019, divulgado nesta semana, Três Lagoas tem registrado nível 13 de incidência dos raios neste Verão. A faixa de oito a 14 é considerada de extremo e já é um sinal de alerta para os moradores.

De acordo com o Setor de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, quando o nível atinge esta faixa exige proteção extra, ou seja, as pessoas devem evitar se expor ao Sol do meio dia, permanecer nos locais de sombra e usar também camisa, boné e protetor solar.

Conforme os parâmetros do instituto meteorológico Centro de Previsão de Tempo e Estudos (Cptec/Inpe), na faixa de 1 e 2 UV, as pessoas podem permanecer expostas ao sol no tempo que quiserem; de 3 a 7 UV, as precauções requeridas devem ser adotadas em horários próximos ao meio dia.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bióloga e coordenadora do setor, Gisleine Tabox Saiar, explica que, "para a prevenção não só do câncer de pele, como também das outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol, pois o nível de incidência para o município é extremo. Considerando que os danos provocados pela exposição solar são cumulativos, é importante que os cuidados sejam tomados todos os dias, ou seja, usar acessórios de proteção como chapéu, boné ou guarda sol e usar protetor solar sempre que sair ao sol".

Temperatura

Segundo prognóstico do Cpetec/Inpe, no período de 18 a 23 de janeiro, as temperaturas oscilam entre 25ºC e 38ºC, com possibilidades de pancadas de chuva, principalmente, no período da tarde.

Na quinta-feira (17) Três Lagoas foi a segunda cidade mais quente do Estado com o registro de 39ºC. No domingo (13) a cidade registrou 41º C com sensação térmica de 43º C e, com isso, foi a cidade mais quente de Mato Grosso do Sul desde que 2019 começou.

Veja a matéria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas