RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Índice de suicídio alerta saúde pública

Três Lagoas é a terceira cidade do Estado com maior número de suicídios e MS lidera ranking entre os piores estados do país

Por Tatiane Simon
16/09/2018 • 07h00
Compartilhar

Por dia, 25 pessoas tiram a própria vida no Brasil. O número é assustadoramente elevado e preocupa a saúde pública. Dados locais também colocam Três Lagoas entre os piores municípios de Mato Grosso do Sul no índice de suicídios e o estado é o terceiro com mais ocorrências no país, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

No ano passado, o município somou 116 tentativas de suicídio e 10 mortes. Em 2016, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve 59 tentativas e cinco pessoas se suicidaram.

Na região de Três Lagoas, a incidência também é alta: 157 tentativas. Três Lagoas fica atrás de Campo Grande, com 1.270 tentativas de suicídio e Dourados com 171.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somente nos primeiros oito meses deste ano, 91 pessoas tentaram se suicidar e 7 casos consumados.
O tema é discutido ao longo do mês com a campanha "Setembro Amarelo". O tratamento psicológico gratuito, em Três Lagoas, é fornecido no Centro de Atenção Psicossocial - Caps 2. 

Mulheres tentam se matar mais que homens

Mulheres são a maioria em tentativa e homens em casos consumados porque, de acordo com o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial de Três Lagoas, Igor Queiroz, os métodos utilizados pelas mulheres são menos efetivos. "As mulheres tendem ser mais afetivas até na opção de como tirar a própria vida. Motivo, geralmente, é associado à família e os métodos são por intoxicação de medicamentos e envenenamento. Os homens optam mais por enforcamento, disparto de arma de fogo ou perfurações. Por isso, as mulheres tentam mais vezes", explica.

A maioria das tentativas e consumações ocorre entre pessoas de 20 a 34 anos. Entre os adolescentes, o índice de  automutilação ganha destaque. "O adolescente, geralmente, não quer se matar, na realidade. Ele quer 'aliviar' uma dor com outra. Os ferimentos na pele ficam escondidos", avalia o psicólogo. (Tatiane Simon)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas