RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Inovações de mercado antecipam nova linha de produção da Fibria

A empresa antecipou a partida das turbinas da área de distribuição de vapor, responsável por gerar energia

Por Redação
25/09/2017 • 15h59
Compartilhar

A nova linha da Fibria em Três Lagoas traz uma série de inovações na construção, operação e processos industriais e florestais. Um dos destaques que somaram à antecipação do início das operações foi registrado na área de Distribuição de Vapor, durante a fase de testes. A empresa antecipou a partida das turbinas da área de distribuição de vapor, responsável por gerar energia. Isso foi possível devido à utilização de vapor produzido na primeira fábrica, antes mesmo da liberação de vapor pela Caldeira de Recuperação, realizando uma limpeza preliminar das linhas de vapor para as turbinas.

A decisão de direcionar o vapor da fábrica existente, para a nova fábrica por uma tubulação metálica e um conjunto de válvulas interligando os coletores de alta pressão das duas fábricas, possibilitou os testes com maior flexibilidade utilizando vapor da linha existente nos novos equipamentos e permitiu ajustar de forma antecipada o processo produtivo. Até então, não havia registro da utilização desse recurso dessa forma em outros empreendimentos. A iniciativa resultou na redução de tempo e custos envolvidos no processo. 

A geração de energia na Fibria é baseada em uma matriz energética sustentável proveniente de dois processos. O primeiro consiste na queima das cascas de eucalipto na caldeira de biomassa, produzindo vapor que aciona turbinas e gera energia. No segundo, a madeira picada é cozida no digestor, separando os componentes lignina (substância que une as fibras da madeira) e a celulose, resultando no licor negro, que é queimado na caldeira de recuperação e gera vapor e energia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas