Rádios On-line
ENCCEJA

Inscrições para ‘provão’ para quem não concluiu estudos em Três Lagoas encerram sexta

Inscrições devem ser feitas pela internet até dia 31 de maio pela internet

30 MAI 2019 - 09h:30Por Tatiane Simon

Terminam nesta sexta-feira (31) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova certifica aqueles que não puderam, por algum motivo, concluir os estudos de Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada e têm, agora, a chance de conquistar o certificado e ingressar em uma faculdade. As inscrições não tem nenhum custo e devem ser feitas pela internet.

As provas serão aplicadas em Três Lagoas e mais 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Em todo o país, serão 611 municípios aptos a aplicarem o exame. A prova será no dia 25 de agosto, pela manhã e pela tarde.

Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter pelo menos 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, a principal novidade desta edição do Encceja está na acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta é primeira vez em que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, o esquema de segurança durante a aplicação das provas será mais rígido: quem deixar aparelhos eletrônicos emitirem som durante a aplicação será eliminado; e todos os lanches serão revistados antes da prova.

Quem se cadastrou para fazer a prova em 2018 e não compareceu deve justificar o motivo da ausência neste ano.

Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13