RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de março

Insegurança que assusta

Leia editorial do Jornal do Povo deste sábado

Por Da redação
22/06/2019 • 09h30
Compartilhar

Três Lagoas tem vivido um período de escalada de violência sem precedentes. Atos criminosos envolvendo adolescentes e redutos das organizações criminosas colocam medo na população. É assustadora a estrutura criminosa que se arma dentro e fora do presídio, onde entram telefones celulares, criando facilidades para a execução de ordens de ações violentas contra a sociedade.  

A conjugação de tráfico de drogas, assaltos à mão armada, roubos e até sequestros relâmpagos no universo da delinquência, além do instituição de tribunal de justiceiros, que submete a julgamento quem descumpre regras impostas pelos chefes do crime, é evidente e expõe a insegurança pública. A polícia, por mais que combata a ação criminosa, ainda é impotente diante da falta de aparelhamento que vai desde uma precária rede de câmaras de vídeo instaladas nos bairros da cidade à falta de viaturas e de um contingente maior, com policiais preparados para atuar com mais intensidade no combate ao crime. A delinquência juvenil aumenta em consequência do tráfego varejista da venda de drogas, em desafio à inteligência policial, que não tem pessoal suficiente. Não se consegue deter o crescimento do comércio ilegal que muitas vezes redunda na morte dos próprios envolvidos na atividade.

Esta insegurança não se restringe apenas no âmbito policial e alcança a  contravenção no trânsito que mata com frequência motociclistas em acidentes que envolvem condutores de carros e veículos pesados. O desrespeito à sinalização de vias de preferência, mão e contramão de direção parece ter se tornado regra de conduta. Não é pequeno o número de motoristas que transitam por ruas acima da velocidade, mesmo com as lombadas físicas ou eletrônicas. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A insegurança não é só de ausência de maior contingente policial e de resultados mais eficientes. É, também, da falta de educação no trânsito, do despreparo e da ausência de campanhas para esclarecer motoristas de que não se pode transformar a condução de um veículo em uma arma. 

O combate à violência no trânsito não se resume somente aqueles fatos que exigem a presença policial, mas envolve a o ser humano que deve conduzir com urbanidade e respeito com o próximo. Essa questão, a da educação no trânsito, deve deflagrada simultaneamente com campanhas educativas ao lado da repressão policial na cidade, de modo que todos possam viver com segurança.  

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas