RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

INSS cancela benefício de 250 segurados em 2018

Número representa 8% do total de beneficiários, que chegou a 3.124

Por Kelly Martins
09/02/2019 • 15h00
Compartilhar

Pelo menos 250 benefícios de auxílios-doença de trabalhadores segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Três Lagoas, foram cancelados no ano passado. O número representa 8% do total de beneficiários, que chegou a 3.124. Eles estavam há mais de um ano sem perícia médica e o governo federal tem feito “pente-fino” das aposentadorias desde de 2017. 

Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social, foram cancelados mais de 1,8 mil em Mato Grosso do Sul. Com o fim dos pagamentos, a União gerou economia de R$ 15 milhões. Em todo o país houve 201.396 benefícios suspensos.

O monitoramento focou em beneficiários que há mais de dois anos não passavam por revisão médica pericial no INSS, o que é obrigatório. O exame atesta se o segurado continua sem condições de retornar às atividades. Segundo o INSS, é enviada uma carta para cada pessoa que precisa passar pela perícia. Caso a consulta não seja agendada, o pagamento fica suspenso até o convocado regularizar a situação. Após a convocação, o trabalhador tem cinco dias úteis para agendar a perícia  que deve ser marcada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. 

O beneficiário que não atender a convocação ou não comparecer na data agendada tem o benefício suspenso. O Ministério do Desenvolvimento Social informou que 102 benefícios foram convertidos em aposentadoria e dez em auxílio-acidente, em Três Lagoas. No estado, foram feitas 2.530 perícias e quase 900 pessoas se aposentaram no ano anterior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas