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Três Lagoas, 24 de abril

INSS inicia agendamento digital em Três Lagoas

Mudança no atendimento visa diminuir tempo de espera da chamada ‘fila virtual’

Por André Barbosa
09/09/2017 • 14h00
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Requerimento e entrega de documentos para obter pensão ou aposentadoria pelo Instituto do Seguro Social (INSS) deverá a ser feito digitalmente em Três lagoas, a partir da próxima semana. A mudança, segundo o órgão, visa acabar com o tempo de espera entre o pedido dos benefícios e o agendamento dos atendimentos. O sistema está em implantação em Campo Grande e faz parte de uma série de alterações nas agências, bem como a ‘mudança de layout’ das unidades, como a de Três Lagoas que, até o final deste mês, deve ganhar aspecto semelhante ao de uma agência bancária, inclusive, com expeditor de senha. 

O sistema de atendimento digital começa a funcionar a partir do dia 12 de setembro. Atualmente, para requerer pensão ou aposentadoria, o contribuinte precisa se dirigir até a agência da Previdência Social, em que o sistema é realizado por agendamento prévio em canais remotos, como efetuar ligação para o número 135 ou pela internet, comparecendo posteriormente, na data e horários agendados pelo Instituto. 


Atualmente, são realizados diariamente, em média, 25 agendamentos (entre aposentadorias e pensões), além de recursos, que não são computados nos atendimentos normais, bem como perícias diárias, totalizando movimento de 250 pessoas/dia. “Queremos reduzir o tempo de espera, de 40 a 50 dias. Buscamos reduzir isso substancialmente, para que a pessoa que veio buscar, seja uma certidão ou dar entrada em processo de aposentadoria ou pensão, tenha uma celeridade maior”, revelou Rosane Ballerini, gerente da agência previdencial em Três Lagoas.


Com a implantação do sistema digital, a expectativa do INSS é acabar com a chamada ‘fila virtual’. “O que acorre atualmente, é um tempo de espera desse requerente, em sua casa. Ou seja, tira-se as pessoas de dentro da agência da Previdência Social e as deixa em uma fila virtual, em suas residências. A intenção com o agendamento digital, é que esta fila termine. Aonde foi implantado, através de projetos pilotos, houve agendamentos para o mesmo dia, diminuindo bastante o tempo de atendimento”, disse a gerente.


De acordo com a gerente, a partir da semana que vem, as pessoas poderão procurar outras entidades, como OAB e sindicatos, através de acordos de cooperação técnica, mas o atendimento na unidade três-lagoense continua. 

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