RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Instituto de Biomassa recebe credenciamento da ANP

ISI Biomassa de Três Lagoas será inaugurado em agosto deste ano

Por Ana Cristina Santos
08/06/2017 • 15h39
Compartilhar

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), que será inaugurado, em Três Lagoas, em agosto deste ano, recebeu o credenciamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP) para realizar atividades de pesquisa com recursos decorrentes das cláusulas de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).

O credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6). Segundo o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero, isso representa uma relevante conquista para o Instituto.

“Os contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural firmados entre União, ANP e empresas petrolíferas apresentam cláusulas de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essas cláusulas estabelecem para as empresas a obrigação de realizar investimentos segundo condições específicas de cada modalidade de contrato, junto a universidades ou institutos de pesquisa previamente credenciados pela ANP”, explicou Jesner Escandolhero.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instituto, orçado em R$ 26,4 milhões, vai funcionar em uma estrutura do barracão da antiga oficina da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), no bairro Santa Luzia, que é tombado como patrimônio histórico e foi restaurado.

O ISI Biomassa terá uma estrutura analítica para caracterização físico-química de diversos tipos biomassa e laboratórios da área química, microbiológica, biologia molecular, tratamento e preparo de matérias-primas e unidades de planta piloto para escalonamento de processos.

Ainda segundo o diretor do Senai, o credenciamento abre uma nova fronteira de atuação para o ISI Biomassa, ampliando substancialmente o portfólio de clientes e também o leque de pesquisas que poderão ser financiadas a partir desses recursos. “Seja na produção de combustíveis por via química e termoquímica a partir da biomassa ou na produção de biocombustíveis por rotas fermentativas a partir da biomassa”, disse.

A diretora do ISI Biomassa, Carolina Maria Machado de Carvalho Andrade, disse que o credenciamento é mais um caminho para garantir a sustentabilidade ao Instituto. “Apesar de recente, temos alcançado diversas conquistas e potenciais futuros de atuação. Agora, credenciados pela ANP, saberemos concentrar esforços nas linhas de pesquisas que podem ser financiadas pela agência”, frisou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas