RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

IPTU 2019 terá correção da inflação

Projeto que prevê a atualização da Planta Genérica de Valores foi encaminhado para Câmara de Vereadores

Por Ana Cristina Santos
08/12/2018 • 07h05
Compartilhar

Prefeitura de Três Lagoas anunciou, nesta semana, que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do próximo ano não terá aumento. O tributo será corrigido apenas com o percentual acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que de outubro de 2017 a novembro de 2018, foi de 4,56%.

Esse índice, de acordo com o diretor de Receita da prefeitura, Juscelino Alves de Carvalho, será aplicado sobre a tabela da Planta de Valores Imobiliários, atualizada pela última vez em dezembro de 2017. 

O diretor explicou que a atualização ocorre sempre no final de todo exercício financeiro e que, se a administração municipal não aplicar a correção da inflação, pode acarretar em crime de improbidade administrativa, inclusive com a cassação do prefeito, por renúncia de receita. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto que prevê a atualização da planta foi encaminhado nesta semana à Câmara de Vereadores. E houve polêmica quando o presidente do Legislativo, André Bitencourt (PSDB) disse que não pretende votar a favor do projeto por entender que não é momento apropriado para aumento de impostos.

Ainda de acordo com Juscelino de Carvalho, um decreto prevê a atualização da planta e que, por meio dele, o município pode aplicar a correção sem a necessidade de aprovação da Câmara. No entanto "por precaução, a prefeitura entendeu ser mais viável encaminhar para apreciação dos vereadores". 

Para o próximo ano, cerca de 70 mil carnês serão entregues. A previsão é de que entrega para contribuintes comece em março. Neste ano, o pagamento do tributo rendeu cerca de R$ 35 milhões à prefeitura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas