RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Jacarés da Lagoa Maior serão capturados no período noturno

Remoção dos animais da Lagoa Maior mobiliza técnicos da Embrapa e autoridades locais

Por Ana Cristina Santos
27/06/2017 • 11h40
Compartilhar

Os técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Corumbá, deixaram para capturar os jacarés da Lagoa Maior, em Três Lagoas, no período noturno.

O trabalho de captura dos animais teve início às 8h desta terça-feira (27).  Além dos técnicos ambientais, a ação no período da manhã foi acompanhada por vereador, policiais, imprensa e moradores.

Os técnicos conseguiram localizar três jacarés no período da manhã. No entanto, deixaram para fazer a captura dos animais no período noturno, sob a alegação de que a Lagoa estava muito movimentada e com muito barulho, o que poderia prejudicar no processo de captura dos jacarés.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a secretaria de Meio Ambiente, dos 15 jacarés que habitam a Lagoa Maior, apenas quatro serão retirados e levados para uma área de reserva da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia.

A Embrapa recebeu autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) para fazer a remoção, que continua dividindo opiniões. Algumas pessoas são contra, e outras a favor da retirada dos animais da Lagoa.

 A decisão em retirar os jacarés da Lagoa, foi tomada em comum acordo com órgãos ambientais, bem como depois de pedido de providências por parte da Câmara de Vereadores. Em março deste ano, a Câmara encaminhou um ofício ao Imasul, com pedido de providências em relação aos jacarés.

Na ocasião, foi realizada uma reunião em Campo Grande, com técnicos do Imasul para discutir o assunto. Em maio deste ano, a especialista da Embrapa, de Corumbá, Zilca Campos, esteve em Três Lagoas para conhecer a Lagoa Maior e os animais que habitam o local.

Após essa visita, e autorização do Imasul, a Secretaria de Meio Ambiente entendeu que a retirada dos jacarés seria a melhor opção. 

Jacarés grandes serão retirados da Lagoa Maior - Foto: Hugo Leal/JPNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas