RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Jornalismo perseverante 14

Leia a edição especial de comemoração aos 70 anos do Jornal do Povo

Por Valdecir Cremon
15/09/2019 • 15h00
Compartilhar

Durante 14 semanas, o leitor do Jornal do Povo recebeu este suplemento especial, dedicado a contar a história do Jornal do Povo - uma iniciativa do Grupo RCN de Comunicação para marcar a comemoração dos 70 anos da publicação mais antiga, tradicional e ininterrupta de Mato Grosso do Sul. 

Neste período foram publicadas mais de uma centena e meia de reportagens, relatos, artigos e imagens que compõem o acervo do JP - uma coletânea de milhares de edições, acumuladas e encadernadas desde o início da circulação, em épocas em que o jornal era impresso em sistemas antigos, usava clichês de chumbo e adaptava a redação aos modelos das épocas.

Foram grandes alterações de diagramação, de qualidade de impressão, de estilos, de circulação e até de vocabulário. Nunca de compromisso com o leitor e com as leis!

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como raiz e padrão de sua criação, na década de 1940, o Jornal do Povo sempre primou pelo atendimento às reivindicações das comunidades envolvidas, principalmente com o município de Três Lagoas. Neste período foram inúmeras batalhas encampadas pelo JP, em defesa dos interesses da cidade.

Foi assim, por exemplo, quando o governo militar decidiu pela conclusão das obras da hidrelétrica de Jupiá. Três Lagoas teve áreas alagadas e perda de terras agricultáveis, além de transtornos aos ribeirinhos. O JP assumiu a liderança da defesa das indenizações, compensações ambientais e mitigações de impactos.

Também foi assim quando a cidade foi fortemente impacta por outras obras, como a instalação da termelétrica e a unidade de fertilizantes da Petrobras, além da fábricas de papel e celulose. O jornal cobrou as autoridades e revelou a profundidade dos impactos em inúmeras reportagens.

Em outro aspecto, o JP denunciou a exploração imobiliária, o aumento da violência, a carência de investimentos em educação, a fragilidade dos projetos de esportes, a recorrente precariedade dos serviços de saúde, os crimes com participação de autoridades e, entre outros, a marginalidade do cotidiano de uma cidade que “explodiu” em número de habitantes, custo de vida, importância econômica, influência política e como referência de desenvolvimento.

O Jornal do Povo sempre foi e continuará sendo parceiro de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul - compromisso mantido por Stênio Congro e Rosário Congro Neto, seus precursores e equipes de colaboradores, incluindo anunciantes, parceiros e patrocinadores de seus produtos. O compromisso com o relevo da verdade e a realidade serão mantidos.

O leitor que acompanhou esta série de 14 edições pode, ainda, enriquecer seu conhecimento com a publicação da revista especial dos 70 anos. São produtos de qualidade jornalística e histórica que devem ser guardados para registro da vida da cidade e de seu povo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas