RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Jornalismo perseverante 4

Jornal do Povo completa 70 anos de muitas notícias, em Três Lagoas

Por Redação
08/07/2019 • 07h41
Compartilhar

T er um jornal circulando, há algumas décadas, era mais que um desafio na maioria das regiões do país. Era um sacerdócio, um investimento sem garantia de retorno. E ter um jornal colorido para distribuir muitas vezes de graça era mais que isso. Mas, não foram apenas obstáculos econômicos que a empresa enfrentou para sair do sistema de impressão por linotipo para o offset. Faltava mão de obra e conhecimentos específicos sobre como acrescentar cores ao então tradicional preto e branco. 

Rosário Congro Neto, que assumiu o comando do Jornal do Povo na década de 1980, sentia a necessidade de entregar um “produto melhor elaborado” aos leitores e atender a exigências de anunciantes. As velhas linotipo e impressora, compradas em 1985 já com mais de quatro décadas de uso, estava perto de virar peça de museu - no que realmente se transformaram e permanecem guardadas no depósito da sede do jornal, na rua Eurydice Chagas Cruz, bairro Vila Nova, zona Norte de Três Lagoas.

A transformação dos sistemas de produção, gravação de chapas de alumínio e a impressão em offset, em 1990, foi conquistada com muito empenho, investimentos e abnegação por parte da empresa e da equipe da época. Daí a ser impresso em cores foi outra etapa, representada pela superação de diversos obstáculos. Entre eles, o da falta de pessoal especializado.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo foi sendo desenvolvido com investimentos do Jornal do Povo em treinamento e capacitação, o que viria a ser uma de suas marcas como empresa de comunicação que formou dezenas de profissionais.

Em maio de 1992, o Jornal do Povo chegou às mãos dos leitores com a primeira e a última páginas em cores. Uma das primeiras notícias que trouxeram imagens coloridas foi a de um acidente com uma adolescente de 15 anos, que se feriu na queda de uma árvore durante um temporal. A foto de um enorme Ipê rosa estampou outra edição, anunciando a chegada do

Outono e a queda da temperatura, num final de semana, em março de 1993. Estava criada uma fórmula de sucesso que já dura 70 anos!

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas