RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Junta Comercial passa a operar 100% digital após projeto iniciado em 2015

Modernização de sistemas deve dar mais agilidade ao trânsito de documentos para abertura de empresas e ações do governo

Por Valdecir Cremon
02/11/2018 • 13h30
Compartilhar

Desde ontem, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) é totalmente   digital. Os serviços oferecidos pelo órgão passam a ser realizados somente online.

O processo foi desenvolvido e implantado gradualmente, com o intercâmbio com juntas comerciais de outros Estados, segundo o diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que lançou o projeto de modernização em fevereiro de 2015, disse que a digitalização estava prevista nos contratos de gestão. “Com o sistema online queremos ganhar tempo e acabar com a necessidade do ir e vir do empresário, encurtando caminhos e facilitando o acesso da população”.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que também preside o Conselho Administrativo da Junta Comercial, a Jucems Digital resulta em eficiência, clareza e facilidade em relação àquilo que é o papel da Junta. “Proporciona ainda uma integração efetiva com os órgãos municipais, estaduais e federais que emitem inscrições, alvarás e licenciamentos”, disse.

Simplificação
A Jucems Digital foi lançada em fevereiro de 2018 e durante oito meses o novo sistema caminhou junto com os processos físicos, como fase de adaptação. Foram realizadas várias reuniões em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul e o Sebrae/MS. 

Serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões podem ser feitos a qualquer horário do dia. Para registros, os assinantes poderão utilizar certificados digitais.

Parcerias
A presidente do Conselho, Iara Marchioretto, disse que a digitalização dará maior celeridade aos procedimentos da Junta “além de reduzir custos com logística por envios de documentos entre municípios e aumentar a segurança das informações, através do uso do certificado digital”, comenta.

Para o superintendente do Sebrae, Claudio George Mendonça, a parceria contribui com  a simplificação para abertura de empresas que vai chegar a todos os municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas