RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Lagoa Maior ganha 120 mudas de orquídeas

Foram 40 placas de xaxim com três mudas em cada, sendo que todo o material utilizado no plantio foi de compensação ambiental

Por Redação
17/07/2017 • 17h07
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), amarrou cerca de 120 mudas de orquídeas nas árvores do bosque, ao lado do parquinho infantil.

As mudas foram retiradas de uma área de licenciamento ambiental com supressão de vegetação que dará lugar a uma ponte de propriedade de uma industrial de grande porte na cidade. “Os técnicos foram até o local para fazer o licenciamento ambiental e se depararam com essas flores que são da espécie Brassavola Perrini, nativa da região”, explica o secretário da pasta, Celso Yamaguti.

Conforme o técnico ambiental, Rodolfo Colino, com autorização da empresa proprietária da área, a Semea retirou todas as mudas. “Inserir essas mudas em outro local foi uma forma de salvar esses exemplares, pois seria uma perda muito grande deixar que fossem destruídos, pois o licenciamento da obra prevê supressão vegetal, ou seja, retirada da vegetação para passar o traçado da estrada”, reforça.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No total foram 40 placas de xaxim com três mudas em cada, sendo que todo o material utilizado no plantio foi de compensação ambiental. “O xaxim é para manter a umidade até que a espécie se adapte ao local. Elas não têm flores ainda, mas em breve seremos agraciados com a sua beleza”, diz Rodolfo.

As árvores que receberam as flores foram identificadas para que se avalie, futuramente, se as plantas irão sobreviver e, até mesmo, para ajudar na fiscalização caso haja furto. “Importante solicitar que as pessoas respeitem e não retirem as plantas das árvores, pois lá poderão ser admiradas por todos que visitarem nosso principal ponto turístico”, salienta Flávio Fardin, fiscal ambiental da SEMEA.

De acordo com Fardin, a Lagoa Maior faz parte da Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação Monumento Natural das Lagoas e possui grandes árvores onde podem ser colocadas as plantas, como por exemplo, o Ipê Roxo. “Algumas espécies de árvores possuem em seus troncos substâncias tóxicas para as raízes das orquídeas, uma classe de substâncias chamadas taninos, que causam um efeito parecido com o de uma queimadura, um exemplo, são os Angicos”, explica.

A coleta de plantas na natureza só é permitida para fins de pesquisa científica e aproveitamento no caso de supressão vegetal e outros fins previstos em lei. A coleta das plantas que foram colocadas nas árvores da Lagoa Maior foi realizada como aproveitamento de material de interesse biológico, devidamente previsto na autorização ambiental de supressão da vegetação nativa para a construção da ponte.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas