RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Lei proíbe uso de cerol em pipas e prevê multa em Mato Grosso do Sul

Descumprimento da lei implicará na apreensão do objeto e aplicação de multa no valor de 20 UFERMS

Por Tatiane Simon
21/12/2017 • 16h29
Compartilhar

Mês de férias escolares, muitas crianças aproveitam para brincar de pipa. A diversão torna-se perigosa quando o objetivo é derrubar as pipas, utilizando cerol ou a chamada linha chinesa. São vários casos de lesões corporais e até mortes de pessoas que tiveram a linha enroscada pelo corpo. A partir desta quinta-feira (21), em Mato Grosso do Sul está proibida a produção e venda destes artefatos cortantes, segundo determinação da Lei 5.111, que é de autoria do deputado Paulo Siufi (PMDB).

Segundo ele, o cerol, que é uma mistura cortante de vidro moído e cola, já é proibido. “Hoje, as pipas ganham as ruas das cidades, mas não teria problema se não fosse usada a linha chilena, fabricada com alumínio e corta como faca, podendo provocar mutilações e mortes. As pessoas precisam tomar consciência do perigo que esta linha traz”, explicou o deputado.

A lei prevê multa e medidas socioeducativas para quem usar os artefatos cortantes. Pais ou responsáveis respondem como coautores do ato ilícito praticado por seus filhos.

O descumprimento da lei implicará na apreensão do objeto e aplicação de multa no valor de 20 UFERMS. Em caso de nova infração em um período de dois anos, a multa será aplicada em dobro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas