RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Levantamento aponta Parque São Carlos como pior escola da cidade

Dentre as melhores escolas da rede pública de Três Lagoas, estão as escolas municipais Presidente Médici (5º ano) e Maria Eulália Vieira (9º ano), além da Escola Estadual Fernando Correa (5º e 9º ano)

Por Jonas Turolla
25/03/2017 • 09h31
Compartilhar

Otimos resultados no atletismo e péssimos em matemática e português. Esse é o retrato da Escola Municipal Parque São Carlos, ‘eleita’ a pior escola da rede pública de Três Lagoas. Para se ter uma ideia da defasagem da escola no quesito aprendizado, apenas 5% dos alunos do 9º ano aprenderam o adequado em matemática, no ano escolar de 2015, segundo o relatório bienal publicado pelo QEdu.
Dos 144 estudantes matriculados no 9º ano da escola Parque São Carlos, 42% apresentaram nível considerado ‘insuficiente’ em matemática. Em língua portuguesa, o desempenho dos alunos também foi ruim. Somente 14% conseguiram assimilar o conteúdo previsto adequadamente. A situação se repete com estudantes do 5º ano: 25% aprenderam matemática e 31% português.
“Não podemos nunca apontar apenas um problema. Nós temos famílias desestruturadas, professores desmotivados, o índice de violência é muito grande lá... são vários fatores que interferem nesses resultados. O Parque São Carlos é o nosso foco de intervenção pedagógica. Temos três meses de gestão e a escola está em estudo para que a gente acerte nos projetos e possa reverter os resultados”, analisou Ângela Maria de Brito ao ser questionada sobre o porquê de índices tão alarmantes.

A diretora também comentou o fato da escola ter conquistado resultados expressivos em competições de atletismo estado afora e, ao mesmo tempo, ter registrado os piores índices em disciplinas fundamentais. “É este imbricamento de que uma coisa (atletismo) não está desvinculada da outra (matemática e português) que nós temos que aproveitar. Aproveitar o potencial desses alunos para a aprendizagem dos conteúdos necessários para eles se desenvolverem na vida”, declarou.

Dentre as melhores escolas da rede pública de Três Lagoas, estão as escolas municipais Presidente Médici (5º ano) e Maria Eulália Vieira (9º ano), além da Escola Estadual Fernando Correa (5º e 9º ano). Os índices de aprendizado destas instituições para alunos do 9º ano, no entanto, ainda são preocupantes. “Investiu-se muito nas políticas voltadas para o ensino fundamental 1, do 1º ao 5º ano, e o ensino fundamental 2, do 6º ao 9º, foi deixado de lado. Nós, da rede municipal, vamos tentar investir nessa faixa etaria de alunos, que é o ‘nó’ que temos na educação, não só em Tres Lagoas, mas também no Brasil”, explicou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas