Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8514
Prefeitura PROREME 10 a 3011

Lombadas estão fora de padrão do Contran

Na cidade, devido a um erro técnico, algumas lombadas ficaram um pouco mais altas

26 NOV 2008 - 07h:20Por Carlos Alberto

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas está instalando aproximadamente 30 novas lombadas nas principais vias de tráfego de veículos com a finalidade de diminuir o ímpeto dos motoristas. Mas o que é perceptível é que alguns destes redutores de velocidade apresentam problemas – falta de pintura ou outras irregularidades - não seguindo as normas exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Na cidade, devido a um erro técnico, algumas lombadas ficaram um pouco mais altas que as medidas exigidas pelo Código Nacional de Trânsito. “Já verificamos o problema e a empreiteira vai tomar as providências. A intenção é desgastar estas lombadas para que fiquem dentro do padrão exigido pelo órgão federal”, garante o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), Flávio Thomé Milanez.
A lombada tem servido como instrumento para obrigar o motorista a reduzir a velocidade de seu veículo, por isso está sendo construída em lugar estratégico – ao longo de ruas movimentas, próximas a escolas e postos de saúde -. “Abrimos algumas ruas e avenidas na cidade que interligam bairros. Por ser a única via pavimentada de acesso a estes locais, acaba ficando muito movimentada, é nestes lugares que estamos instalando os redutores de velocidades”, fala o diretor.

DETERMINAÇÃO DO CONTRAN


Segundo a determinação do Contran, as lombadas podem ter dois tipos: Tipo I - largura igual a da via, comprimento de 1,50 metros e altura máxima de 8 centímetros. Tipo II - largura igual a da via, comprimento de 3,7 metros e altura máxima de 10 centímetros.
As que não estiverem de acordo, pode-se exigir que sejam demolidas. Também é possível entrar com Ação Popular contra o responsável, no caso a prefeitura, protocolando ação na Promotoria da Justiça da cidade.
Se monitorar e constatar que a Lombada em nada contribuiu para melhorar os índices de acidentes de trânsito no local onde é instalada, pode ser solicitada também a sua remoção.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864