Rádios On-line
7930
HABITAÇÃO

Lotes para construção de casas no Jardim das Primaveras recebem serviço de terraplanagem

Mais de 100 famílias moram em barracos há mais de cinco anos e aguardam pela casa própria

7 NOV 2018 - 15h:00Por Tatiane Simon

Os lotes destinados para a construção de casas no Jardim das Primaveras, em Três Lagoas, começaram a receber, nesta semana, o serviço de patamarização, que consiste em nivelar e terraplanar a área. As ações do Programa Lote Urbanizado e esta etapa é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).

Segundo a administração municipal, além do levantamento social e habitacional, a região já recebeu os serviços de abertura de ruas pela prefeitura e, agora, os lotes e quarteirões do bairro começam a tomar forma.

A iniciativa é uma ação do Governo do Estado, por meio de recursos da Agência Estadual de Habitação (AGEHAB), em parceria com a Prefeitura.

Nessa parceria, cabe à Prefeitura a doação dos lotes para a autoconstrução das casas, ou seja, o mutuário constrói a casa seguindo o projeto técnico e as orientações da Prefeitura, além de contar com a supervisão e orientações técnicas das obras e a urbanização completa da área (ruas de acesso, luz, água e esgoto).

O programa investirá na construção de habitações populares, que nesse caso, consiste em atender as famílias pertencentes ao Movimento de Luta pela Moradia.

Espera

O andamento das obras foi motivo de celebração entre as famílias. A maioria delas alega residir em barracos no local por falta de condições financeiras para pagar aluguel ou comprar um imóvel próprio. Boa parte das famílias estão na linha de extrema pobreza.

No local, moram, atualmente, 120 famílias há quase 10 anos.

“Meu barraco só tem cozinha e quarto. O acesso à energia elétrica é recente e nos fundos há uma fossa. Moro com meu marido e uma filha e estamos otimistas com a conquista da nossa casa”, comemora a dona de casa, Leonarda Góes.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300