RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Maestro Pinnochio será destaque na Festa do Folclore

Ele já fez participações especiais em dvds de Bruno e Marrone, Jorge e Matheus, Zezé di Camargo e Luciano, entre outros

Por Redação
12/08/2009 • 13h16
Compartilhar

Um dos destaques da programação da 24ª Festa do Folclore de Três Lagoas deste ano será a presença do grande acordeonista, maestro Pinocchio. O arranjador, produtor e compositor vai se apresentar no Encontro de Acordeonistas no dia 21. É comum encontrar o maestro participando especialmente em dvds de grandes artistas da música brasileira como Bruno e Marrone, Jorge e Matheus, Zezé di Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano, entre outros.

QUEM É PINOCCHIO?


Aos 13 anos morava de favor na casa de um amigo de seu pai para poder freqüentar a escola. A noite ajudava na padaria desse amigo e ao lado da casa ficava ouvindo um rapaz chamado Joãozinho tocando sanfona e assim começou a despertar a vontade de tocar.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comentando o interesse por sanfona com seu pai e sua avó, eles fizeram uma proposta pra ele “se você passar de ano te dou uma sanfona de presente”. Entusiasmado com a proposta, se dedicou aos estudos conseguindo assim passar de ano e então ganhou a sanfona de presente como prometido.

Ouvindo o tal Joãozinho tocar foi pegando alguns acordes e estudando sozinho.

Após seis meses de muito esforço foi considerado na região o melhor sanfoneiro, sendo assim começou a ser contratado para tocar em bailes e folia de reis.

Aos 15 anos foi trabalhar num garimpo em Três Ranchos/GO e ao cantar com um amigo garimpeiro surgiu a ideia pelo dono do garimpo de inscrever a dupla num festival de violeiros. A dupla era formada por um sanfoneiro (Pinocchio) e um violeiro, sendo o Pinocchio a primeira voz. A dupla chamava NILO (Pinocchio) E NALO (Inácio).

NILO E NALO ganharam o festival e decidiram então morar em Anápolis/GO.

Em Anápolis começaram a tocar em programas de rádios, auditórios, festas e algumas apresentações de Televisão em Goiânia/GO.

Em meados de 1976 Pinocchio começou a perceber que tinha mais vocação para ser musico, decidindo então parar de cantar e se dedicar totalmente a ser musico acompanhante.

Com essa decisão conheceu a dupla “ALBERTO E ALBANO” no qual formaram um trio “ALBERTO, ALBANO E NILO LACERDA”, e também participava de shows com outras duplas como “ANDRE E ANDRADE” e “IRMÃS FREITAS”.

Foi nessa época que conheceu ZEZE DI CAMARGO, também sanfoneiro, LEANDRO E LEONARDO, entre outros.

Em um desses shows que tocava com Alberto e Albano conheceu a dupla “MATOGROSSO E MATHIAS”, o qual já era sucesso nacional, sendo convidado por eles para ir trabalhar em São Paulo.

Pinocchio trabalhou com eles durante três anos e nos dias de folga começou a tocar nos estúdios de gravações.

Após trabalhar com grandes maestros foi aconselhado por eles a estudar música. Então decidiu parar de viajar com Matogrosso e Mathias e se dedicar aos estudos e as gravações.

Após cinco anos trabalhando como musico nos estúdios, começou sua fase como arranjador.

FASE COMO ARRANJADOR

Um de seus primeiros arranjos foi um grande sucesso com uma dupla desconhecida que após o sucesso passaram a ser referência Nacional. A dupla chamava-se “JOAO RENIS E RENY” com a música “AUSÊNCIA” com um arranjo totalmente moderno de guitarras e cordas.

Depois deste grande sucesso, realizou outros grandes arranjos para duplas como “CHICO REI E PARANÁ”, “MATOGROSSO E MATHIAS”, “DURVAL E DAVI”, “TUNICO E TINOCO”, entre outros.

FASE COMO PRODUTOR

A fase de produtor iniciou com a produção do primeiro disco da dupla “GIAN E GIOVANE”, os quais eram desconhecidos.

Foi ele quem escolheu todo o repertório, fez todos os arranjos, trouxe uma sonoralidade de bateria pop em todas as musicas românticas e com isto quatro musicas deste disco foram sucesso.

FASE COMO COMPOSITOR

Seu primeiro sucesso foi no terceiro disco da dupla “GIAN E GIOVANE” com a musica “OLHA AMOR”

Seu segundo sucesso foi com a dupla “JOAO PAULO E DANIEL” com a música “TA FALTANDO AMOR”.

Depois veio a nova etapa de sua carreira com a inovação de seus arranjos como as levadas de dance e funk com a dupla “RIO NEGRO E SOLIMÕES”. 

Para saber mais sobre ele acessem www.pinocchiomusic.com.br
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas