RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Maio da Diversidade Sexual tem várias ações e cadastro de carteirinha

As ações finalizam no dia 30 de maio no Crase “Coração de Mãe”, em Três Lagoas

Por Redação
11/05/2017 • 15h15
Compartilhar

As ações alusivas ao “Maio da Diversidade Sexual” iniciou em Três Lagoas. A Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis (ATGLT) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Secretaria de Saúde (SMS), realizam durante o mês de maio, ações com o objetivo de conscientizar a população dos direitos e deveres do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). As ações envolvem panfletagem educativa, miss e mister diversidade, visita a unidades prisionais, dentre outras, e finalizam no dia 30 de maio no Crase “Coração de Mãe”.

A primeira ação realizada foi a “Oficina de Prevenção e Cidadania Trans”. Os participantes também puderam fazer o cadastro para a emissão da Carteira de Identificação por nome Social para População LGBT e participaram de uma palestra sobre a “Prevenção e Avanços da  Aids”. A ação contou também com a participação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que oferta acompanhamento técnico especializado na proteção familiar.

Segundo o coordenador da ATGLT, Edimilson Cardoso da Cruz, a ação culmina no Seminário Regional em Diversidade Sexual. “Essa ação é para mostrar que o público LGBT tem direitos e deveres. Nosso intuito é levar conhecimento técnico a essas pessoas e permitir que busquem ajuda. Além disso, a permissão legal da emissão da Carteira de Identificação Social é algo bom, pois evita constrangimentos em atendimento médicos, por exemplo, pois a carteira identifica a pessoa como ela se sente”, explicou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a funcionária pública e universitária, Jenifer Nunes Pires, a realização de ações como essa é de grande importância. “Além de sermos ouvidos e amparados, podemos expressar nossa opinião. A Carteira de Identificação Social é algo muito importante para mim, pois posso me identificar como eu sou na faculdade que curso, nos atendimentos médicos e em diversas outras situações que sem esse documento seriam constrangedoras”, disse.

Legislação

O estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia, sendo a data escolhida em alusão a 17 de maio de 1990, dia em que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas