Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8356
Prefeitura PROREME 16 a 3110
DESISTêNCIA

Mais de 13,2 mil pacientes faltam a consultas pré-agendadas no CEM

Desistências de última hora causam prejuízos, diz Secretaria de Saúde

3 AGO 2017 - 07h:59Por Redação

Dados da Secretaria de Saúde de Três Lagoas divulgados pelo Departamento de Relações Institucionais, a respeito de consultas e exames, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), mostram  altos índices de desistência, que chegam a quase 50%. De janeiro a junho deste ano, das 31.753 consultas pré-agendadas, 18.515 foram realizadas, o equivalente a 58% do previsto. Nesse caso, ocorreram ausências de última hora e não avisadas, de 13.238 pacientes.

A diretora de Relações Institucionais de Saúde, Rosalba Maria do Nascimento, informou que, “essa realidade, que muitos prejuízos têm causado aos cofres públicos e à melhoria da qualidade dos serviços, que toda a população reclama e a que tem direito, é constatada também na Clínica da Criança e Ortopedia, na Clínica da Mulher, na Clínica de Diagnóstico e Cirurgia (CDC), na Clínica do Idoso e até nos serviços contratados e prestados à população pelo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora”.

Prejuízos

Segundo a secretaria, não há informações precisas sobre os motivos que levaram esses pacientes a faltar sem avisar nas Unidades Básicas de Saúde ou nas unidades onde foi emitida a requisição dos procedimentos.

“Quando o paciente desiste com antecedência, por um ou outro motivo, e comunica a desistência, a vaga que se criou com essa desistência é preenchida a tempo por outro paciente que está na fila de espera e que precisa muito desse atendimento”, comentou a diretora de Saúde.

Rosalba informou que a maioria das faltas de última hora é de pacientes que precisam de procedimentos de média e alta complexidade, como é o caso de consultas agendadas para Campo Grande. Conforme informações da pasta, dos 535 encaminhamentos para consultas em Campo Grande, no período de janeiro a junho deste ano, 243 pacientes faltaram sem avisar.

Levantamento

Nas Unidades de Saúde de Três Lagoas, de janeiro a junho, a situação foi a seguinte: Clínica da Criança e Ortopedia agendou 12.443 procedimentos e foram realizados 4.178; na Clínica da Mulher houve 3.073 consultas e exames dos 5.926 agendados; na Clínica de Diagnóstico e Cirurgia, do total de 8.210 procedimentos marcados, compareceram 2.808, ou seja, apenas 34% do que estava agendado; e, na Clínica do Idoso, dos 3.869 procedimentos agendados, apenas 921compareceram.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651