RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Mais de 16 mil doses da vacina contra a gripe serão aplicadas em Três Lagoas

A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar mais de 80% do público-alvo

Por Redação
16/04/2013 • 07h32
Compartilhar

A auxiliar-administrativo Lucilene Silva de Souza, 26, grávida de cinco meses, aproveitou o primeiro dia da Campanha de Vacinação Contra a Gripe para se imunizar contra a doença. Na opinião dela, a prevenção é o melhor remédio. “Agora, eu e meu bebê estamos protegidos”, disse.

De acordo com Humberta Azambuja, coordenadora municipal de Imunização, a campanha começou ontem e vai até 26 de abril. A dose que imuniza contra os vírus (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de Três Lagoas. 

O público-alvo é constituído de crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, indígenas e profissionais da área da saúde. Entretanto, neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a campanha para dois novos grupos de pessoas: mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas. Neste caso, é necessário ter receita médica.

Na cidade, segundo Humberta, a meta é vacinar 16.421 pessoas, com exceção dos doentes crônicos, uma vez que este grupo faz parte da ampliação da campanha e ainda não há como contabilizá-lo. No ano passado, 12.603 três-lagoenses foram imunizados, o que representa um percentual de 85,20% da meta, embora o Ministério da Saúde recomende uma cobertura de 80%.

Conforme Humberta, em 2012, o único grupo que ficou abaixo da meta foi o de gestantes. Das 1.218 grávidas a serem imunizadas, somente 786 foram vacinadas, totalizando 64,53%. “É importante que as gestantes, independentemente do período de gestação, procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina. A dose é segura, pois é feita de vírus morto, por isso não causa gripe”, explicou.

DIA D
O Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será no dia 20 de abril. Nessa data, haverá um mutirão. Assim, profissionais da Saúde estarão imunizando pessoas na Feira Livre de Três Lagoas, das 6h às 11h, no Postão das 8h às 16h, e também nas Unidades Básicas de Saúde, até às 16h.

H1N1
A gripe A é uma doença séria que pode levar à morte. A vacina imuniza a população contra esse vírus. 

SINTOMAS
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da gripe A são febre alta - entre 38º e 39º -, dores musculares, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, falta de apetite. Em alguns casos, podem ocorrer vômito e diarreia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas