RÁDIOS
Três Lagoas, 17 de abril

Mais de 200 mulheres deixam de ir a exames de mamografia e preventivo

Exames são oferecidos gratuitamente e muitas mulheres agendaram atendimento, mas não compareceram

Por Kelly Martins
05/07/2019 • 17h00
Compartilhar

Há menos de 20 dias para encerrar os procedimentos de exames de mamografia e do preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero (Papanicolau), a Carreta de Saúde da Mulher do Sesc realizou até o momento cerca de 634 exames, em Três Lagoas. O problema é que o número poderia ser bem maior. Porém, mais de 200 mulheres agendaram o atendimento, mas não compareceram.

A carreta está estacionada da Unidade Básica de Saúde – UBS Nova Três Lagoas, no bairro Nova Três Lagoas, desde o dia 27 de maio e seguirá até 31 de julho. De acordo com a equipe médica, foram realizados 347 exames citopatológicos/preventivo e 287 mamografias.

Esta é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, que escolheu o local após levantamento de dados constando uma maior necessidade das mulheres daquela região e adjacências.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a analista em Enfermagem, Esthefani Guimarães Uchôa, as faltas têm sido recorrentes e isso prejudica os atendimentos.

“Um exame de mamografia sairia para o paciente em uma clínica particular R$ 800 e temos percebido que as pessoas estão deixando de aproveitar essa oportunidade e principalmente de deixar que outras pessoas usufruam da mesma faltando sem desmarcar a consulta”, explicou.

Esthefani lembrou que sem demanda, a carreta tem total liberdade para se deslocar para outra cidade. O horário de atendimento ocorre às segundas-feiras; das 7h às 11h e, das 13h às 17h. Já entre terça e sexta-feira, o atendimento é das 7h às 11h.

Confira a reportagem abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas