RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Mais de 500 famílias invadem área particular de 12 hectares

Terreno invadido na saída para Campo Grande pertence a grupo de empresários

Por Ana Cristina Santos
20/03/2018 • 17h35
Compartilhar

Mais de 500 famílias invadiram uma área localizada às margens da rua Yamaguti Kankit e a rodovia BR-262, na saída para Brasilândia e Campo Grande, em Três Lagoas. A área, segundo os invasores, é particular e estava abandonada, tomada por mato.

Os invasores alegam que esse foi um dos motivos para a ocupação do terreno, bem como por não poderem pagar aluguel.

Apesar da invasão ter ocorrido há apenas uma semana, a área já está demarcada e há barracos  construídos em lotes. Algumas famílias, porém, já moravam em parte da área, às margens da rodovia, há mais de quatro anos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ivanildo de Jesus - um dos ocupantes do local - disse que um cadastro feito no local possui dados das famílias, que não teriam casa própria e que pretendem erguer moradias no local. Disse ainda que a área pertence a um empresário "que não paga impostos há anos", mas não soube informar quem é o dono do terreno.

Marilda de Souza Pinto, outra moradora do local, disse que invadiu o terreno porque, desde 1999, fez inscrição no Departamento Municipal de Habitação e não conseguiu uma casa própria. Ela alega não ter condições de pagar aluguel.

Segundo o diretor de Tributação da Prefeitura de Três Lagoas, Toniel Fernandes, a área tem 12 hectares - 12 mil metros quadrados - não é pública. Embora esteja no perímetro urbano, o imóvel possui cadastro como rural, tanto que não possui divisões por ruas nem foi loteado.

Por se tratar de área rural, o proprietário não paga IPTU e sim ITR (Imposto Sobre Propriedade Rural). A reportagem não conseguiu contato com o Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) para obter informações sobre o imposto.

Segundo Toniel Fernandes, a área pertence a um grupo de empresários. Parte deles mora em Araçatuba (SP). A reprotagem aguarda retorno de um contato para saber quais providências serão tomadas pelos donos do local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas