RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Mais de 8,5 mil candidatos devem fazer o Enem em Três Lagoas

Número de inscritos neste ano foi 13,8% maior que o do ano passado

Por Kelly Martins
31/05/2017 • 08h00
Compartilhar

Em Três Lagoas, mais de 8,5 mil candidatos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. A quantidade de inscritos em 2017, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), cresceu 13,8% em relação ao ano anterior. Em 2016, foram realizadas 7.463 mil inscrições no município ao passo que neste ano: 8.531.

O dado se refere às inscrições confirmadas, ou seja, quando os candidatos pagam a taxa, que neste ano, foi de R$ 82. Ao todo, em Mato Grosso do Sul, 82.874 candidatos farão as provas, de acordo com o Inep, e o número é 40,6% menor que o de 2016. No país, foram confirmadas 6.135.418 inscrições.

O exame é a única forma de ingresso para as universidades federais e para os institutos federais, que será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, em 2017, houve queda na quantidade de inscrições feitas em todo o país. Um dos motivos apontados para a queda é que o Enem não servirá mais para certificar o ensino médio. Cerca de 1 milhão de candidatos usavam a prova para obter o diploma dessa etapa de ensino. Agora, isso será feito exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Em Três Lagoas, o exame é aplicado em escolas estaduais e universidades. Assim como nos anos anteriores, as provas, que têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação, ocorrerão nos dois dias seguidos. 

Serão aplicadas quatro provas com 45 questões cada, sendo de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas