RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Mais de 900 pessoas realizam tratamento pelo 'Programa IST-Aids'

Por Redação
28/08/2017 • 17h09
Compartilhar

As equipes do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST- Aids/HV atendem atualmente 910 pacientes. Desse total, 671 são portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana – causador da Aids) e 239 de Hepatite Viral C.

Nesse Programa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém duas equipes: o atendimento SAE- Serviço de Atenção Especial – coordenado pela enfermeira Beatriz Rodrigues de Souza Melo, contando com os serviços médicos das infectologistas, Renata Congro Leal e Francielle Garcia; e a equipe do CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento, coordenado pela psicóloga Susie Donero. Essa equipe também é responsável pelas campanhas educativas e preventivas, feitas periodicamente junto à população, com distribuição gratuita de preservativos em eventos públicos.

Referência

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três Lagoas é referência microrregional no Programa IST-Aids/HV, pois, atende pacientes não só do município, mas também de Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

O atendimento, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, em um imóvel alugado pela SMS, na Rua Bom Jesus da Lapa, número 1078, Centro, na sua minoria é pré-agendado. O número de atendimento diário de pacientes gira em torno de 30 a 35.

“As pessoas chegam aqui espontaneamente, nos procuram para aconselhamento, orientações e busca de tratamento”, comentou a enfermeira Beatriz.

“São pessoas de todas as classes, desde o considerado alto padrão da sociedade até os mais carentes, moradores de rua, que nos procuram porque confiam no nosso sigilo profissional, um dos fatores mais importantes no tratamento das IST”, comentou a coordenadora.

“Infelizmente, ainda existem muitos tipos de preconceito, tabus e falta de conhecimento sobre estas doenças, suas formas de transmissão e como prevenir”, completou a médica Renata.

 “Esse é um dos agravantes das IST, que precisam de constantes e continuadas campanhas educativas e preventivas. Todos estão sujeitos a contrair essas infecções se não houver prevenção, usando preservativos e a imunização através das vacinas que hoje são oferecidas pelo Ministério da Saúde na rede SUS (Sistema Único de Saúde)”, comentou Beatriz.

VACINA

A enfermeira coordenadora do IST-Aids/HV se referiu à vacina contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), disponível na rede pública de saúde para homens e mulheres de 15 a 26 anos, conforme recente divulgação do Ministério da Saúde.

Essa faixa etária é para os municípios que tenham estoques da vacina contra o HPV, com prazo de validade até setembro de 2017, a exemplo do que ocorre em Três Lagoas.

Normalmente, a vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 aos 14 anos de idade.

A médica infectologista também lembrou da urgente necessidade de capacitação dos profissionais da Saúde para o uso de, ao menos, duas línguas, no caso, o francês, o espanhol ou o inglês nas unidades de Saúde.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas