Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
TRêS LAGOAS

Mais de mil mesários serão convocados para trabalhar nas eleições

Apenas 30% dos mesários se manifestam voluntariamente para trabalhar no dia da votação

25 JUN 2018 - 17h:00Por Ana Cristina Santos

Eleitores que têm interesse em participar das eleições 2018 como mesário voluntário já podem se cadastrar no Cartório Eleitoral ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

 Em Três Lagoas, 1032 pessoas serão convocadas para trabalhar como mesário. De acordo com a chefe da 9ª zona eleitoral, Vanessa Barroso, são quatro mesários por sessão.

Segundo Vanessa, apenas 30% dos mesários se manifestam voluntariamente para trabalhar no dia da eleição. Os demais são convocados pela Justiça.

O cadastro segue até próximo à data das eleições, a Justiça Eleitoral recomenda manifestar interesse o quanto antes, pois a partir de julho, começam as convocações.

Quem pode ser mesário

Para ser mesário é necessário ter mais de 18 anos, não ser candidato ou fazer parte da diretoria de partidos políticos e não desempenhar cargos de confiança no Executivo, ser autoridade ou agente policial.

Além de contribuir com a democracia, o cidadão que atua como mesário voluntário terá garantido dois dias de dispensa do serviço, público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições e de treinamento.

Para alunos de Faculdades e Universidades as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular, além de servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13