Rádios On-line
SEM EXAME

Mamógrafo não funciona desde o ano passado em Três Lagoas

4 MAI 2017 - 15h:04Por Ana Cristina Santos

O único aparelho para realizar exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Três Lagoas está sem funcionar desde o ano passado.

Pacientes que necessitam de realizar exames considerados de rotina não conseguem devido ao problema no mamógrafo, que depende de uma peça importada e manutenção que é feita por empresa vencedora da licitação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angelina Zuque, pacientes que fazem tratamento oncológico, bem como os casos considerados de emergência, são encaminhados para o Setor de Oncologia do Hospital Auxiliadora, que possui convênio com o município. “Os pacientes que são segmentos, fazem através da Oncologia. Lá funciona para os pacientes que estão em tratamento, em segmentos, e os casos emergências a gente tem encaminhado para exames. Os de rotina é que estão aguardando o funcionamento do nosso mamógrafo”, explicou.

Ainda segundo a secretaria, desde o início do ano a prefeitura autorizou a empresa executar a compra.

A moradora do Jardim Maristela, Eliane Cristina Pereira, disse que está aguardando há um ano para fazer o exame de mamografia e não consegue. “Ligo na Clínica da Mulher e eles falam que o aparelho está estragado”, disse.

A internauta Luzia Souza disse que esse não é o único problema na saúde. “Não é só exame de sangue e mamografia preventiva, é tudo. Eu agendei um eco [ecocardiograma] já fez um ano em fevereiro passado”, postou na rede social.

NOVO APARELHO

O prefeito Ângelo Guerreiro informou à reportagem que o município ganhou um aparelho do governo do Estado, porém não precisou quando o equipamento estaria na cidade.

Deixe seu Comentário