RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Manobras e apitos de trens da ALL causam transtornos

A América Latina Logística (ALL), que detém o monopólio do transporte ferroviário de cargas, é alvo de reclamações diariamente pela população de Três Lagoas

Por Danilo Fiuza
31/08/2012 • 10h30
Compartilhar

 A América Latina Logística (ALL), que detém o monopólio do transporte ferroviário de cargas, é alvo de reclamações diariamente pela população de Três Lagoas, em razão de duas situações em que houve até a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) e Assembleia Legislativa. A intervenção, no entanto, em nada mudou a situação.


Todos os dias, há manobras próximas da estação central e as duas principais passagens de nível – Rosário Congro com a rua Duque de Caxias e Clodoaldo Garcia/Filinto Muller. 

Essas manobras, no entanto, ocorrem em horários de pico, quando há grande fluxo de carros, motocicletas e bicicletas. Há casos em que as manobras chegam a demorar 15 minutos, tempo suficiente para funcionários extrapolarem o horário de trabalho e estudantes ser obrigados a retornar às suas casas ao não com seguirem chegar a tempo nas escolas.  

A Assembleia Legislativa enviou ofício à gerência da ALL em Três Lagoas para que as manobras sejam programadas em horários convenientes, mas a empresa praticamente ignorou esse apelo.

Em relação aos apitos, o MPE determinou que sejam evitados alertas sonoros nas proximidades do Hospital Auxiliadora, mas em razão do movimento na passagem de nível, os trens seguem apitando para advertir sobre riscos de acidente. 

A reportagem do Jornal do Povo questionou a ALL por meio da empresa que presta assessoria sobre as duas questões, o porquê do não atendimento da determinação do MPE e indiferença aos apelos feitos por meio da Assembleia Legislativa. A assessoria informou que “em breve” se manifestará, inclusive sobre a hipótese de instalação de cancelas nas passagens de nível, que poderia eiminar pelo menos o problema do apito.

Informação extraoficial diz que as locomotivas da ALL fazem manobras em horários que a empresa necessita pelo tamanho das composições, de até 60 vagões, que trafegam em linha reta e há coincidência das manobras ocorreram justamente nos horários de rush, 7h às 8h, 11h às 13h e 17h às 18h. (EC)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas