RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Marcia Moura consegue quase R$ 3 milhões para oncologia

Hospital Auxiliadora é habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia

Por Redação
19/03/2013 • 15h57
Compartilhar

A prefeita Marcia Moura (PMDB) acaba de conquistar um dos mais antigos e importantes anseios de saúde da população de Três Lagoas e Região, conseguindo o credenciamento e habilitação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, junto ao Ministério da Saúde, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A habilitação do Auxiliadora como Unacon foi publicada no Diário Oficial da União, de 22 de fevereiro de 2013, através da Portaria nº 149, de 20 de fevereiro de 2013, assinada pelo Secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

Por sua vez, o custeio do impacto financeiro gerado por esta habilitação corre por conta de recursos do Ministério da Saúde, alocados no teto de Média e Alta Complexidade, como consta na Portaria nº 329, de 1º de março de 2013, assinada pelo Ministro Alexandre Rocha Santos Padilha. 

A referida Portaria estabelece recurso anual de R$ 2.945.889,23, a serem repassados à Secretaria Municipal de Saúde, gerenciadora do Fundo Municipal de Saúde de Três Lagoas. 

Os recursos serão aditivados ao Contrato da Prefeitura de Três Lagoas com o Hospital Auxiliadora, mas com destino certo, as chamadas “verbas carimbadas” para tratamento do câncer.
“Estas conquistas da Prefeitura de Três Lagoas deverão ser apresentadas na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite Regional (CIR) em abril e na consequente reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB)”, informou a diretora de Relações Institucionais em Saúde, Thais Emiliana Sales da Silva.

Essa Comissão é constituída pelos secretários de Saúde Pública dos 10 Municípios e suas respectivas equipes, que formam a Macrorregião de Três Lagoas, incluindo Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.
“A partir dessas reuniões, em meados de abril, nossos pacientes de câncer terão diagnóstico e tratamento completo em Três Lagoas, na Unacon do Auxiliadora”, anunciou Thais.

MAIS DE 300 MIL PESSOAS 
Levando em conta a população da macrorregião de Três Lagoas, formada pelos 10 municípios citados, “são mais de 300 mil pessoas que passam a ser beneficiadas com a Unacon de Três Lagoas, conquistada pela nossa prefeita Marcia Moura e que atende ao antigo ensejo das nossas famílias de pacientes com câncer”, comentou a secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

“Pela sua experiência de tratamento e luta vitoriosa contra o câncer, a prefeita Marcia Moura, mais do que todos nós, sabe da importância desta conquista para Três Lagoas e municípios da nossa Região”, observou Brilhante.

“Marcia Moura sempre demonstrou tristeza e preocupação, ao saber da dor e do sofrimento, não só dos pacientes com câncer, mas também de suas famílias, quando enfrentavam centenas de quilômetros de distância para tratamento em centros especializados, distantes de Três Lagoas”, comentou.
“Esse sofrimento doloroso, além dos transtornos que causam ao paciente e também às famílias, são extremamente negativos para a evolução da cura que todos desejamos”, completou a secretária de Saúde.

EMOÇÃO
Ao tomar conhecimento das duas Portarias que oficializaram a grande conquista para a saúde da população de Três Lagoas e Região, a prefeita Marcia Moura não escondeu sua alegria e emoção.

“Apesar das dificuldades e lutas que tivemos que superar, em momento algum perdi a esperança de conseguirmos a Unacon para Três Lagoas”, disse a prefeita.

“Ao ver nossas famílias, acompanhando os pacientes de câncer, saindo de noite e pela madrugada de Três Lagoas em longas e cansativas viagens para tratamento em Barretos (SP), Campo Grande e Jales (SP), sonhava um dia conseguir o que agora acabamos de conquistar”, observou Marcia Moura.

“Sei o quanto é triste e dolorosa a luta contra o câncer. Além do sofrimento que a doença causa às pessoas, nossos pacientes tinham também que suportar a viagem e a ausência do carinho, consolo, apoio e solidariedade da família”, completou a prefeita. 

TRATAMENTO
Os pacientes já em tratamento de câncer em Barretos (SP) e Campo Grande precisarão ainda fazer as viagens a esses centros, em cumprimento de consultas e procedimentos pré-agendados. Eles só poderão ser tratados na Unacon do Auxiliadora se houver encaminhamento ou transferência para Três Lagoas, conforme explicou Thais.

“Já realizamos reuniões técnicas e levantamento do que poderá ser oferecido pelo Auxiliadora, por meio de sua equipe de profissionais, responsáveis pela Unacon”, informou a diretora da Secretaria Municipal de Saúde.

De imediato, a equipe de profissionais da Saúde, que estarão trabalhando na Unacon de Três Lagoas, está habilitada à realização de cirurgias, exames e diagnósticos, quimioterapia e, em breve, também radioterapia, anunciou Thais. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas