RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Marcia participa de mobilização de prevenção ao câncer

O Câncer da Mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres

Por Prefeitura Municipal
09/10/2012 • 17h45
Compartilhar

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou, na manhã desta terça-feira (9), na Secretaria de Estado e Saúde, em Campo Grande, da 9ª Ação de Mobilização em Prevenção ao Câncer de Mama.

Para Marcia este é um evento fundamental para a mulher se reconhecer como peça importante na família e na sociedade. “Eu me curei de um câncer de mama, pois tive um diagnóstico precoce em um exame de rotina. A mulher tem que se dar esse tempo, este momento de cuidado. Mesmo que a vida seja corrida temos que ter esta conscientização, pois precisamos viver para fazer a nossa parte na sociedade”, explicou a prefeita.

Ela contou que, mesmo com o diagnóstico precoce em julho de 2010, teve que passar por 16 quimioterapias, tirar a mama e usar peruca durante um ano.

“Mas temos que ser confiantes e lutar pela nossa vida. Eu consegui e, graças a Deus, estou curada. Então mulheres, a cura é possível, vamos nos cuidar. A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo um ótimo trabalho, uma atitude de abrir os olhos para o enfrentamento da doença e incentivar as mulheres a fazerem a mamografia para um diagnóstico precoce”, completou a prefeita.

Na ocasião, também estava presente a vice-governadora do Estado, Simone Tebet (PMDB).

A DOENÇA

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o segundo tipo mais comum, e é o primeiro no caso de morte entre as mulheres brasileiras. O Estado de Mato Grosso do Sul é a 5ª unidade federativa em mortalidade pela causa. Só em 2012 estima-se que 740 mulheres tiveram câncer de mama no Estado.

Para enfrentar esta situação, desde 2004 a Secretaria Estadual de Saúde tem o Projeto Toque de Vida, que capacita médicos e enfermeiros para o combate ao câncer de mama e conscientiza as mulheres que com o diagnóstico precoce tem 90% de chances de cura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só no segundo semestre deste ano, foram realizadas 1.113 mamografias pelo Município de Três Lagoas.

E a prefeita Marcia orienta que anualmente todas as mulheres acima dos 40 anos façam o seu exame preventivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas