Rádios On-line

Márcia pede que nova ferrovia passe por Três Lagoas

Prefeita reforça lobby em Brasília junto com Eduardo Rocha, Giroto e Akira

8 MAI 2013 - 09h:08Por Divulgação

A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), foi a Brasília nessa terça-feira para reforçar o pedido de inclusão de Três Lagoas no traçado da Ferrovia Norte-Sul. 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Projetos e Logística (EPL) estudaram três traçados diferentes para identificar a viabilidade econômica, a atratividade e o respeito ao meio ambiente. Na última segunda-feira, a ANTT fez audiência pública em Dourados sobre alternativa que não contempla Três Lagoas.

A obra de implantação está prevista para ser iniciada em 2014. Ainda neste ano, o trecho será licitado para concessão de construção e administração pela iniciativa privada. 

Segundo o cronograma do governo federal, até 2019, locomotivas e vagões já estarão transitando na EF 267, como foi denominado o trecho que será construído na divisa MS-SP. A ferrovia terá 659 quilômetros e vai atravessar 19 municípios, dos quais doze no estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. 

Em Brasília, a prefeita Márcia Moura foi auxiliada ainda pelos secretários de Transportes e Obras Públicas, Edson Giroto, e do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, além do deputado federal Akira Otsubo (PMDB-MS).

“Somos um polo industrial em constante desenvolvimento e Três Lagoas precisa contar com esse meio de transporte”, disse a prefeita. “Depois que a indústria de fertilizantes estiver em plena produção, será ainda mais necessário que a ferrovia passe pela cidade”, reforçou o deputado Eduardo Rocha.

SAÚDE
Ainda em Brasília, a prefeita Márcia Moura discutiu, no Ministério da Saúde, com o chefe da assessoria parlamentar, Leopoldo Jorge Alves Neto, a necessidade de aumento dos repasses para Três Lagoas, apontando o crescimento da demanda em razão da expansão industrial.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A Prefeitura de Três Lagoas, com o objetivo de reduzir custos quanto ao consumo de energia, aderiu ao projeto de Gestão Energética Municipal – GEM, que será executado através da Elektro, por meio da Eco Power Soluções Tecnológicas. O lançamento do projeto aconteceu através de uma palestra de apresentação, na manhã dessa terça-feira (7), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”.

A Eco Power estará a serviço da Elektro em Três Lagoas coordenando o projeto com uma equipe da Prefeitura. “O projeto consiste na geração de recursos para prefeitura através da economia de energia em prédios públicos e em todo o sistema de iluminação pública”, disse o engenheiro eletricista, Luiz Felipe Lacerda Pacheco.

“A prefeita Márcia Moura designou um técnico de cada secretaria para fazer a capacitação. Eles serão os multiplicadores no desenvolvimento desse trabalho em cada setor. Analisaremos logradouros públicos com o objetivo de verificar se os valores pagos são compatíveis ao código da taxa de cobrança pela Elektro. Para isso, pode haver troca e substituição de lâmpadas e reatores”, disse o secretário de Assuntos de Governo, Walmir Arantes.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13