Rádios On-line
TRêS LAGOAS

Médico realiza cirurgia de aneurisma cerebral

Há mais de 12 anos nenhum dos hospitais de Três Lagoas fazia a cirurgia de clipagem

19 AGO 2017 - 07h:13Por Tatiane Simon

Depois de três anos em acompanhamento médico com o neurocirurgião Marco Aurélio Fernandes Teixeira, um paciente, de 31 anos, praticamente nasceu de novo após passar por um procedimento cirúrgico devido à ruptura de um vaso sanguíneo que causou um aneurisma na cabeça que lhe causava fortes dores. 

De acordo com Teixeira, o paciente chegou a passar por outro procedimento anteriormente, em Campo Grande, o de embolização de aneurisma cerebral. Nesta cirurgia, foi constatado que ele tinha, três aneurismas, e não somente um, o que rompeu e mais outros dois. Após alguns exames o diagnóstico indicou que o procedimento cirúrgico chamado clipagem. “Esse é um procedimento de alta complexidade, considerado pela neurologia, e, por isso, muito delicado. Felizmente, ocorreu tudo perfeitamente bem, sem nenhuma intercorrência durante a cirurgia. O paciente acordou bem, sem sequela nenhuma e para nós isso é motivo de grande alegria”, disse o especialista ao Jornal do Povo.

A microcirurgia para clipagem de aneurisma cerebral é um procedimento bastante complexo que Marco Aurélio detalhou informando que é feita por uma abertura do crânio para a visualização do aneurisma com afastamento cerebral e colocação de uma delicada peça metálica (clip) no colo do aneurisma para ocluí-lo, bloqueando assim a circulação cerebral e evitando um novo sangramento.

A última clipagem de aneurisma cerebral de Três Lagoas foi realizada há mais de 12 anos, mas devido à falta de equipamento adequado no município o procedimento foi suspenso. “Esta cirurgia foi feita quase que de maneira inédita em nossa cidade, pois a última vez foi há anos, e isso para nós, da equipe médica, é uma enorme satisfação poder operar um paciente na própria cidade em que reside”, ressalta.

Além do médico, Marco Aurélio, o também neurocirurgião, Richam Faissal El Hossain, também participou do procedimento.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13