RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Membros do Programa Lider apresentam planos de desenvolvimento para Costa Leste

Líderes mapearam principais gargalos dos eixos da saúde, educação, turismo e dinamismo econômico e, então, traçaram metas de ações

Por Tatiane Simon
08/06/2018 • 12h00
Compartilhar

Lideranças da Costa Leste apresentam nesta quinta-feira (7) o Plano de Desenvolvimento para a região durante evento realizado aqui, no auditório do Sesi. O documento é resultado dos trabalhos que tiveram início em fevereiro do ano passado, com a implementação do programa LIDER na região.

Idealizado pelo Sebrae para preparar lideranças dos setores público, privado e terceiro setor a identificar demandas locais e agir para atendê-las, com foco no desenvolvimento econômico sustentável.

O LIDER Costa Leste promoveu oito encontros, além de fóruns de monitoramento. Neles, as 45 lideranças identificadas nos 11 municípios da região construíram a identidade do movimento Integra Costa Leste. “Se aprofundaram sobre a gestão compartilhada da mudança, exercitaram a liderança empreendedora, formularam estratégias para o desenvolvimento regional; e, então, elaboraram o Plano de Desenvolvimento da Região, voltado para geração de resultados efetivos para a sociedade, e definiram como será sua execução”, pontua a gerente regional do Sebrae de Três Lagoas, Josi Signore.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nestes 14 meses, os líderes mapearam os principais gargalos em cada um dos quatro eixos: saúde, educação, turismo e dinamismo econômico. A apresentação dos planos de desenvolvimento foi nesta quinta e o prazo para atingir todas as metas é até 2030.

Educação

O gerente do Senac de Três Lagoas, Ivan Murgi de Farias, explicou quais são os desafios e metas a partir de agora quanto ao eixo de educação. “Trabalhar a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), valorização do professor e do profissional da educação, aplicação da educação empreendedora, integração da comunidade com a escola e ações junto à família”.

Saúde

Na saúde, o médico oncologista José Marcio é o líder do eixo de saúde, e segundo ele a integração de informações dos pacientes do SUS através de uma plataforma online é uma das principais estratégias. “Basicamente, temos uma dificuldade de comunicação. Os municípios não falam entre si e tampouco dentro dos municípios. É necessário que essa rede seja conectada para evitar duplicidade de gastos e erros ligados à área da saúde. Além da otimização de informações, tempo e verba. Primeiro ponto, foi a sugestão de um prontuário eletrônico único. Segunda medida seria a criação de um consórcio intermunicipal, o qual os 11 municípios revezariam a governança e isso possibilitaria a compra de materiais, insumos, ganhos em escalas, compras de serviços. São mecânicos legais que possibilitam pagar pelo preço de tabela SUS”, explica.

Turismo

Valorização do turismo de negócios e náutico em nossa região foram apontados como metas no plano de desenvolvimento do eixo de turismo, conforme explicou o consultor Idevaldo Garcia, líder deste eixo. “Conseguimos mapear vários gargalos que vimos na cadeia econômica do turismo na região. Entre as prioridades, colocamos o turismo de negócios e náutico em toda região. Uma terceira proposta seria a integração desses empreendimentos de turismo, sobretudo, para melhorar a ação conjunta e a comercialização de todos os municípios”, esclarece. E complementa, dizendo que a curto prazo, o objetivo é trabalhar as empresas de turismo localizadas nas margens do rio Paraná do lado de Mato Grosso do Sul. “Podendo se estender a médio e longo prazo, essa ação ao estado de São Paulo. Mas aí, mais fortalecido e capaz de atender toda a região dos Grandes Lagos do rio Paraná”, finaliza.

Dinamismo Econômico

No eixo de dinamismo econômico, o líder Marco Garcia aponta duas fortes estratégias. “O que a gente pensou como estratégia inicial é agregar valor à nossa produção já existente na Costa Leste, adensamento das cadeias produtivas que existem na nossa região. Isso envolve um melhor aproveitamento da produção local”, explica o produtor rural.


Assista:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas