RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Metade dos pacientes não comparece a exames e consultas em Três Lagoas

Número de pacientes que faltam a exames e consultas médicas em Três Lagoas é assustador

Por Ana Cristina Santos
16/02/2019 • 12h00
Compartilhar

O número de pacientes que faltam a exames e consultas médicas em Três Lagoas é assustador.  Em 2018, 60.212 exames deixaram de ser realizados e 47.737 consultas foram canceladas porque os pacientes não compareceram no dia marcado.  Somente em janeiro deste ano, 4.162 consultas foram canceladas devido a faltas. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e incluem atendimentos e exames agendados em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do Hospital Auxiliadora não constam no levantamento. Outro fator é que um paciente pode fazer agendamento em mais de um tipo de atendimento. 

Segundo o setor, pacientes faltosos não avisam antes para desmarcar consultas ou exames para que outros atendimentos possam ser agendados e realizados no dia. Apenas no dia agendado é que as unidades ficam sabendo que o paciente faltou.

Na Clínica da Mulher, por exemplo, o índice de faltosos chega a 50% das agendas. Ou seja, de 100 exames previamente marcados, 50 mulheres não compareceram para fazer mamografia. No Hospital Auxiliadora, as ausências para esse exame foram de 32%. Em dezembro de 2018, o não comparecimento a exames agendados na Clínica na Mulher chegou a 65%. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto muitos pacientes faltam, outros reclamam que não conseguem consultar-se com médicos ou fazer exames. A demora para conseguir atendimento na Clínica da Mulher, no ano passado, por exemplo, motivou a Defensoria Pública mover uma ação contra o município para agilizar o serviço. A Justiça aceitou o pedido e determinou ao município o fim da fila que, segundo a Secretaria de Saúde, não diminui também por conta de faltas.

PAINEL
De acordo com a secretária da pasta, Maria Angelina Zuque, a ausência de pacientes causa transtornos, gera gastos públicos e prejudica outras pessoas que poderiam ser atendidas.

Para conscientizar pacientes sobre a responsabilidade de não faltar a exames, consultas médicas e outros procedimentos pré-agendados e não faltar, a secretaria instalou em todas as unidades um painel de controle do número de ausentes. No painel consta o total de ausência e a seguinte mensagem: “Faltar à consulta faz mal à sua saúde e a dos outros”.

Na Clínica da Mulher, por exemplo, nesta semana, o painel registra que, em janeiro deste ano, 104 pacientes haviam faltado a consultas previamente marcadas e 329 não compareceram para exames.

Veja a matéria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas