RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Metalfrio é notificada sobre demissão de 200 trabalhadores

Ministério Público do Trabalho cobra explicações sobre demissão de funcionários

Por Ana Cristina Santos
23/04/2020 • 14h01
Compartilhar

O Ministério Público do Trabalho notificou a Metalfrio, uma das maiores fabricantes de refrigeradores da América Latina, para que a empresa explique sobre  as dispensas em massa, nos últimos 30 dias, e ainda das previstas para os próximos 60 dias.

A empresa demitiu cerca de 200 trabalhadores da unidade de Três Lagoas. A empresa mantinha cerca de 900 funcionários , conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relativa a dezembro do ano passado.

Além da empresa, o MPT notificou também o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Campo Grande-MS e Região (STIMMMEMS) para que apresentem explicações e documentos ligados às, a princípio sem justa causa.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de saber a quantidade exata, o Ministério Público quer saber se houve ou há negociação entre a empresa e o sindicato para reduzir eventuais prejuízos econômicos e seu impacto na manutenção do emprego e da renda dos trabalhadores – como adoção de trabalho remoto, flexibilização de jornada, utilização de banco de horas, concessão imediata de férias coletivas/individuais e suspensão dos contratos de trabalho com garantia de remuneração.

O MPT questiona ainda o motivo das dispensas e se está associado com a pandemia de Covid-19. O MPT indaga ainda se foram expedidos comunicados de dispensas no âmbito da empresa, se houve homologação perante a entidade sindical profissional e se ocorreu o pagamento de todas as verbas rescisórias.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas