Rádios On-line
11349
Nova Estrela 0603

Militares da 2ª Companhia de Infantaria realizam treinamentos na usina do Jupiá

Estão sendo realizados exercícios de segurança do complexo da hidrelétrica

21 NOV 2012 - 11h:00Por Redação

O Comando Militar do Oeste, por meio da 2ª Companhia de Infantaria, sediada na cidade, iniciou na terça-feira a Operação Jupiá II, na área da usina hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá). O treinamento não possui data prevista para terminar, mas irá durar no máximo uma semana, segundo informações oficiais.

De acordo com o major Guilherme Neves Pinheiro, comandante da 2ª Companhia de Infantaria, estão sendo realizados exercícios de dupla ação, em que os militares defendem a usina de diversas ameaças. “Não se trata de uma defesa em situação de combate, mas sim contra ameaças ao funcionamento da usina, como algum desconhecido tentando se passar por funcionário, ou um grupo armado que tente entrar nas instalações da hidrelétrica”, explicou o comandante, que definiu o treinamento como garantia da lei e da ordem. 
Estão participando do treinamento cerca de 200 militares, que se revezam em turnos durante 24 horas.
A 14ª Companhia de Polícia do Exército de Campo Grande, também está participando dos treinamentos com o envio de um pelotão, bem como o 17º Regimento da Cavalaria Motorizada de Amambai, que está utilizando os veículos blindados Urutus.

Usina

A Usina de Jupiá, inaugurada em 1974, é um ponto estratégico em caso de conflito para o país. Com uma geração de 1.551,2 MW/h, ela garante o fornecimento de energia elétrica para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Sua segurança é de extrema importância para as forças de defesa do Brasil, estando o país em conflito ou não. O exército realiza constantes treinamentos na usina para garantir a ação coordenada em caso de uma situação de risco.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13