RÁDIOS
Três Lagoas, 17 de abril

Monjolo é implantado no Jardim aquático da Lagoa Maior

Equipamento, além de resgatar a história, colabora com a oxigenação do espelho d’água

Por Da redação
21/06/2018 • 14h30
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio , iniciou a instalação de um monjolo na Lagoa Maior, em Três Lagoas, dentro da área reservada ao Jardim de Plantas Aquáticas, instalado recentemente no local.

O equipamento, feito com recursos próprios da secretaria, é uma das máquinas hidráulicas mais simples e tradicionais. O equipamento chegou ao Brasil com os portugueses durante o período colonial e, por muito tempo, se tornou ferramenta indispensável na lida no campo, pois substituiu o uso de mão de obra escrava, que antes socava e moía os grãos em pilões.

“O intuito, além de embelezar o lugar, é resgatar uma tradição e a história por trás do equipamento que também foi muito comum em Três Lagoas”, diz Celso Yamaguti, secretário da pasta.

Outro ponto importante para a instalação do monjolo, como explicou Celso Yamaguti, é que ele conta uma bomba para puxar a água da Lagoa Maior, é que, além de repor o nível da água do lago de plantas aquáticas, que abaixa naturalmente devido ao fenômeno da evapotranspiração, colabora com a oxigenação da água e isso possibilita melhor desenvolvimento das plantas e peixes.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas